Telhado quente, como resolver problema do calor no telhado?

Existe alguma solução para o telhado de uma casa que absorve muito calor? O que pode ser feito para amenizar o calor absorvido pelo telhado e permitindo uma cobertura mais fresca com menos incidência de calor dentro da casa ou do ambiente?

» Página Inicial

Eu morei em uma casa que era extremamente quente e uma das razões que eu acredito que favoreceria o aquecimento do imóvel era o telhado. A casa foi construída em L e com isso não havia a chamada circulação cruzada ou ventilação cruzada, isto é havia entrada de ar, mas do outro lado da casa como estava encostada nos dois muros e não havia para onde o ar seguir e com isto não tinha muita ventilação dentro de casa. Este era um dos problemas, mas ocorria também um fato bastante complicado do que nos dias muito quente, mesmo a noite a casa se mantinha quente dificilmente ela perdia o calor como acontece na maioria das residências.

Telhado muito quente

No meu caso o telhado era muito baixo em relação à laje eu sofria uma incidência muito forte durante o dia, como a casa não tinha muita circulação de ar ela se mantinha aquecida a noite e isto evidentemente era um grande problema. A verdade é que o telhado absorve calor do sol e transfere se calor para a laje que por sua vez transfere para o imóvel, esta é uma regra simples que funciona com qualquer outro tipo de processo de transferência de calor, ou seja desde que exista os meios de se fazer uma transferência de calor de um ambiente para o outro, isto irá naturalmente acontecer.

Como proteger o telhado do calor

Telha ecológica

Como minha casa era alugada na época eu sugeri ao proprietário do imóvel que fizéssemos uma proteção no telhado e evidentemente ele não aceitou. Mas a solução para esse caso é você tirar as telhas e colocar uma manta térmica entre o madeiramento e as telhas. Esta manta você encontra nas lojas de materiais de construção ou madeireira por exemplo. Ela tem dupla face de alumínio que permite bloquear os raios solares e desta forma não há transferência de calor como acontece se você não tivesse as mantas. Na verdade existe a transferência do calor, mas é um percentual muito menor do que a transferência é normal quando tem apenas telhas e a madeira.

Segundo alguns sites especializados no uso da manta térmica, acredita-se que você ganhe até 5 graus de temperatura interna depois de você fazer a aplicação da manta de forma correta em todo o telhado da sua casa. Evidentemente que 5 graus a menos é muito significativo em termos de aquecimento e de calor em um ambiente doméstico.

Alternativas para um telhado muito quente?

Manta térmica

Como já citado acima, ela protege o telhado e evita que o calor proveniente da radiação solar propague para a laje e consequentemente para a casa. Esta manta é colocada entre as telhas e o madeiramento não ficando assim aparente, embora, existam casos em que as pessoas coloquem ela sobre as telhas, mas este não é o uso mais comum e natural dela.

Provavelmente o uso da manta térmica seja o recurso mais barato e simples de fazer, especialmente quando o telhado está sendo construído. O custo dela é bastante acessível e a colocação dela é muito tranquila. Se o telhado já está construído e você usa telhas de barro, não é difícil colocar, embora tenha que tirar todas as telhas, mas isso pode ser feito aos poucos uma vez que a manta vai ficar entre a madeira e a telha.

Quando eu construí minha casa, fiz o uso da manta térmica e na época (2015) comprei 3 rolos de manta, o equivalente a 150 metros e na época paguei R$ 748,00. Hoje, consultando na internet vi que os preços oscilam bastante, como podem ver aqui.

Telha termoacústica

Outra alternativa é substituir as telhas por um modelo termoacústica ou telhas sanduíche, como é também conhecida. Este tipo de telha recebe uma camada interna de isopor e como sabemos o isopor é um excelente isolante térmico, desta forma, a telha não permitirá que o calor propague para dentro. Esses modelos de telhas tem ganhado cada vez mais adesão, especialmente em grandes obras como prédios de escolas, por exemplo.

Se você pode investir em uma telha termo acústica, com certeza esta é a melhor alternativa, embora não seja mais barata. Esse tipo de telha tem se tornado bastante comum das construções mais moderna, especialmente em prédios públicos ou galpões muito grandes. Mas o seu uso em casa é uma excelente alternativa e com excelentes resultados em termos de acústica e conforto térmico.

Pintura térmica

Outra alternativa é usar uma tinta especial que tem a função de isolar o bloquear os raios solares, é uma espécie de tinta térmica. Isto já existe e pode ser visto aqui como ela funciona e as opções de compra também.

Eu nunca usei esta pintura térmica, mas se ela funcionar conforme a proposta, ela acaba sendo também uma alternativa bastante interessante. Único detalhe é que ela seria mais usual para um telhado embutido, uma vez que no telhado aparente a cor branca ficaria visível. Mas esta é uma alternativa que deve ser considerado caso os outros recursos não sejam aplicáveis.

Telhado verde

Outra excelente alternativa é o uso do telhado verde, que consiste em forrar o telhado de uma casa ou prédio qualquer com uma camada de plantas e assim elas exercem o papel de absorver a radiação solar, não permitindo que este chegue até a cobertura em si. A ideia é ótima e recria o que já é comum na natureza. Mas este tipo de telhado é bem mais complicado para ser feito, bem como para sua manutenção. Exige mão de obra especializada e um projeto muito bem feito.

Se não fosse a dificuldade de executar esse tipo de obra, esta seria a melhor alternativa pois ela utiliza um princípio natural para absorver os efeitos do sol e evidentemente não repassar isso para dentro do imóvel. Talvez, o nosso modelo de construção não tenha sido pensado para usos ecológicos desse tipo, mas que é uma alternativa muito viável para diminuição do calor, sem dúvida nenhuma.

Lembro de um programa de TV que vi a muito tempo em que na Austrália, numa determinada região eles fizeram uma casa, acho que era um hotel, em que praticamente os quartos ficavam dentro da terra, tipo subterrâneo e isto era uma estratégia para evitar o forte calor da região.


Veja também: