A construção de uma casa térrea é mais econômica do que sobrado?

Será que a construção de uma casa térrea fica mais barata ou é um processo mais econômico do que você gastaria para construir um sobrado uma casa de 2 pavimentos? Quais os itens que podem acarretar no custo maior?

» Página Inicial

A decisão pela construção de uma casa térrea ou sobrado tenha um impacto muito grande no custo final da obra, no tempo de execução do projeto e consequentemente no estilo de moradia que a casa terá. O custo é talvez um dos itens que mais impacta que mais causa diferença entre a construção de um tipo e o outro, isso tem a, com a mão de obra alocada e também com o custo na aquisição de materiais de construção.

Casa térrea

A casa térrea tem um custo bem mais econômico na construção pois você estará construindo um único pavimento e com isso não necessitará de uma estrutura muito tão forte, o custo da mão de obra também é bastante reduzida é a quantidade de material de construção que você precisará comprar também é proporcional ao tamanho desse tipo de construção.

A casa térrea tem como característica:

Sobrado

O mesmo não se pode dizer de um sobrado, que neste caso exige uma fundação e infraestrutura bem mais forte do que uma casa térrea, o mesmo acontece com as colunas que precisam ser mais reforçadas e consequentemente você irá gastar muito mais ferro e concreto para fazer as colunas, precisará comprar praticamente o dobro em materiais de construção, uma vez que você está fazendo dois pavimentos é o custo da mão de obra também é mais elevado.

O pedreiro quando pega uma casa para construir normalmente ele leva em consideração o custo por metro quadrado, mas o custo de uma casa térrea por metro quadrado em termos de mão de obra é bem mais barato do que o custo para fazer um sobrado e portanto você gasta realmente um pouco mais.

Mas a decisão de fazer uma casa sobrado não pode ser pautado apenas da questão financeira pois existem benefícios na construção de uma casa de 2 pavimentos e portanto é necessário ponderar entre os dois tipos para compreender se vale apena mesmo com custo maior, mas será uma casa no padrão que você deseja.

Algumas observações:

Porque as pessoas constroem sobrados ao invés de casa térrea?

Podem existir diversos fatores que contribuem para que uma pessoa faça a escolha por construir um sobrado ao invés de uma casa de um único pavimento. No condomínio onde eu moro existe uma quantidade razoavelmente grande de sobrados e também muitas casas de um único pavimento. Eu não sei exatamente quais são os fatores ou os porquês de uma pessoa optar por fazer esse tipo de construção, mas acredito que de alguma forma os motivos abaixo podem influenciar na hora dessa decisão.

Como disse acima não sei exatamente todos os motivos, mas acredito que esses três motivos acima citados podem contribuir bastante para responder o porquê as pessoas optam por fazer a construção de um sobrado que é relativamente mais caro, ao invés de fazer a construção de uma casa térrea apenas.

Por que algumas pessoas não recomendam a construção de sobrado?

Eu construir a minha casa em um condomínio fechado aqui na minha cidade e fui um dos primeiros a fazer a construção e consequentemente a morar também. Então atualmente o condomínio mas parece um canteiro de obras, com construções por todos os lados e seguindo diversos estilos, como casa sobrado, térrea e assim por diante. O fato de uma pessoa buscar por fazer um sobrado ter vários motivos, como o melhor aproveitamento do espaço do terreno, construção de uma casa maior, separação das dependências da moradia com social e íntima, mapa entre outros. Mas nem todas as pessoas gostam desse tipo de construção e porque não?

Praticidade

Uma das principais recomendações que muitas pessoas fazem de não construir um sobrado é a pouca praticidade que ele oferece em termos de moradia, se for uma família formada de pessoas jovens praticamente o problema não existe e tudo deverá ocorrer com muita facilidade. O problema reside em família onde as crianças e especialmente de idosos, nesses casos o fato de existirem escadas para deslocar de um ambiente para o outro pode ser um problema para pessoas já idades avançadas ou pessoas que ofereçam algum tipo de limitação da saúde.

Imagine uma casa onde existe uma pessoa que depende de cadeira de rodas para se deslocar? Seria totalmente inviável pensar na construção de um sobrado para uma família dessas, mesmo as famílias jovens com o passar do tempo ficaram velhos e aí um sobrado pode não ser mais uma boa opção de moradia.

Custo

Creio que esse seja o principal problema na construção de um sobrado no que diz respeito à moradia, mas no aspecto da construção também é importante observar que o custo é bem mais elevado, tanto da mão de obra que geralmente cobra mais caro para fazer uma construção desse tipo, como também do ponto de vista de uso de materiais de construção, já que é a estrutura e bem mais reforçada e o consumo de material também muito elevado. Portanto a construção de um sobrado também tem um impacto muito forte no custo final que a obra terá. Cabe a cada um decidir se este é o melhor caminho ou se é mesmo melhor fazer uma construção de uma casa térrea.


Veja também: