Revestimento em pé ou deitado na cozinha? Qual fica melhor?

Na hora de colocar revestimento na parede da cozinha, é preferível colocar o revestimento deitado ou em pé? O que é mais usar o de que forma fica melhor na sua colocação? Será que a colocação de revestimento deitado fica melhor do que sua aplicação em pé? Quais as diferenças de aplicação do revestimento na parede de sua casa?

Luis Ribeiro, profissional com ampla experiência em construção, reforma, compra e venda de imóveis. Saiba mais em sobre o site

Historicamente os revestimentos eram colocados em pé, exceto aqueles que eram os quadrados e aí tanto faz. Mas atualmente parece haver uma tendência de utilizar o revestimento deitado embora não possamos afirmar se isto é melhor ou pior, a verdade é que essa prática tem sido cada vez mais adotada e portanto parece ser uma tendência bastante forte em termos de uso de revestimento na parede.

O revestimento é muito comum nas paredes da cozinha, banheiros e também na área de serviço, esses espaços são conhecidos por área molhada e portanto o revestimento tem a função de criar uma proteção contra umidade e infiltração na parede. O revestimento geralmente tem peças com largura e comprimento diferentes e com isso é necessário optar por fazer a colocação dele em pé ou deitado.

Revestimento em pé ou na vertical

Como explicado acima esta prática é historicamente a mais comum e embora ainda continua sendo usada hoje, parece que ela perdeu um pouco a sua força. Portanto se você pensa em um ambiente mais moderno e diferenciado talvez esta não seja a melhor prática para você usar como revestimento da sua cozinha.

Este é o uso mais tradicional e muito usado em construção mais antigas. Seu uso pode representar uma aplicação mais tradicional e conservadora, portanto normalmente ao fazer a aplicação em pé este será provavelmente o resultado.

Veja exemplos de assentamentos na vertical

Vantagens:

Desvantagens:

Revestimento deitado ou horizontal

O revestimento deitado é uma prática mais atual e portanto ela soa como mais moderno, dessa forma se seu objetivo for tentar traduzir algum tipo de modernidade, talvez este uso seja o mais indicado. Do ponto de vista visual é comum nós perceber mais claramente uma ruptura com o modelo tradicional quando enxergamos uma parede que hoje é o revestimento na forma deitado.

Quando você opta por fazer a aplicação das peças deitada o resultado é um pouco diferente e hoje este tipo de uso está bastante na moda. A ideia pode ser traduzida em mais modernidade e um ambiente diferenciado, portanto se a proposta para a cozinha, banheiro ou outra área qualquer for essa, creio que a colocação deitada seja a alternativa.

Veja as imagens de alguns ambientes com revestimento deitado

Vantagens:

Desvantagens:

Estética

O fator estético é muito importante para esses ambientes e o uso do revestimento deitado parece dar uma melhor impressão, pelo menos essa foi a conclusão que eu tive ao fazer este tipo de uso nos banheiros da minha casa. Contudo a melhor alternativa é na verdade aquela que está mais de acordo com o projeto da sua casa, do gosto do proprietário e outras características de cada projeto. O arquiteto é o profissional certo para ajudar na escola do revestimento, bem como na melhor maneira de fazer a sua aplicação.

Qual é o melhor?

Na verdade não é possível determinar o que é melhor ou não, depende do seu projeto, do tipo do revestimento e dá proposta que você tem para a sua casa. É muito importante criar um ambiente harmônico onde cada coisa esteja relacionada com outro e não tratar de forma isolada é uma situação qualquer. Sendo assim se você pretende fazer uma casa moderna e com alguns diferenciais, talvez o revestimento deitado seja um aliado nessa ruptura com o tradicional.

Fatores a Considerar:

Conclusão

Ao escolher a orientação do revestimento, é importante considerar o estilo do ambiente, as dimensões do espaço, as características do próprio revestimento e o efeito visual desejado. A consulta a um profissional de arquitetura ou design de interiores pode ajudar a definir a melhor abordagem para cada caso, garantindo um resultado esteticamente agradável e funcional.

Veja também