Quem pode e quem não pode financiar uma casa pela Caixa?

Qualquer pessoa poderá financiar uma casa ou apartamento pela Caixa? O que impede uma pessoa de financiar e quais os requisitos para uma pessoa ser aprovada para obter o crédito imobiliário. Compensa financiar uma casa ou guardar o dinheiro e comprar a vista?

» Página Inicial

Quais são os pré-requisitos que uma pessoa precisa ter para fazer um financiamento habitacional de casa própria, quais os recursos financeiros e outras condições exigidas das pessoas que faz financiamento?

Sem levar em consideração os aspectos burocráticos que citarei abaixo, acredito que um dos itens mais importantes eu ter coragem, afinal você irá fazer um financiamento de 30 ou 35 anos e isto é muito tempo de compromisso com banco. Mas para as pessoas que precisam de uma casa, não há muita alternativa e portanto o financiamento acaba sendo aquela que melhor corresponde a necessidade imediata e futuro, já que pagar aluguel não é nem de longe uma alternativa viável e interessante para a maioria das pessoas.

Qualquer pessoa poderá financiar uma casa, apartamento ou outro imóvel pela Caixa, desde que seja aprovado no processo de análise que o banco faz antes de conceder o crédito. Evidentemente que muitas pessoas não passam nesta análise e desta forma podemos afirmar que todos podem concorrer, mas nem todos serão aprovados.

Critérios

Para fazer um financiamento na Caixa o comprador do imóvel precisa ter alguns pré-requisitos, que não são muitos, mas são importantes para que ele consiga aprovação do financiamento e consequentemente a compra do imóvel desejado. Abaixo relaciono aqueles que considero serem os principais:

De maneira resumida, podemos citar os critérios para uma pessoa ser aprovada são basicamente os seguintes:

O imóvel precisa também apresentar condições para servir de garantia do financiamento, isto é, ele precisa ter documentação em dia e oferecer condições físicas para tal. Uma casa muito antiga e em más condições terá muita dificuldade de ser aprovada pela Caixa.

Mas existem muitos critérios que podem ser avaliados, como inclusive o próprio vendedor, que por sua vez não poderá ter problemas de restrições na Receita Federal e justiça trabalhista, por exemplo. Há ainda questões relacionadas a imóveis que estão em processo de inventário, entre tantas outras situações que precisam ser avaliadas.

Mas é importante considerar que muitos problemas que surgem durante o processo de análise da Caixa podem ser resolvidos. Quando fui financiar minha casa, surgiu um problema na Receita Federal, fruto de uma declaração de imposto de renda de isento que eu não havia entregado a alguns anos. Tive de fazer a tal declaração e assim o problema foi resolvido e o processo continuou até a aprovação.

Compensa financiar uma casa ou guardar o dinheiro e comprar a vista?

O que é melhor para uma pessoa que deseja comprar a casa própria: compensa fazer o financiamento de uma casa ou guardar o dinheiro e comprar o imóvel e pagar a vista?

Bem, cada pessoa entende de uma forma e o que pode ser o ideal para uma pessoa poderá não ser para a outra, desta forma a análise é muito subjetiva, mas pelo menos no meu caso eu acredito que se for possível guardar o dinheiro e comprar a vista é melhor, contudo há alguns pontos que precisam ser analisados.

Financiamento

O financiamento de imóveis é uma boa alternativa para quem deseja comprar uma casa ou apartamento e não tem todo o dinheiro em mãos. A vantagem dele é que mesmo tem ser o dinheiro a pessoa poderá comprar o imóvel desejado e obter a posse dele de imediato.

Como desvantagem existe o fato de você ter de pagar muitos juros e consequentemente o valor final do imóvel acaba sendo muito maior do que ele realmente vale. Devemos considerar ainda que existe toda uma burocracia para aprovação do financiamento, com análise de documentação, do imóvel e outros procedimentos.

Comprar a vista

Evidentemente que comprar uma casa e pagar a vista sem necessitar de financiamento é a melhor alternativa, pois você não pagará juros, não terá de submeter a processos burocráticos dos bancos, etc. O problema aqui é ter a disciplina de guardar dinheiro para a compra a vista e também o tempo que seria necessário fazer isso.

Algumas perguntas precisam ser feitas, como:

Desta forma cada pessoa precisará avaliar a melhor opção e fazer a escolha correta. Eu já comprei casa via financiamento e posso afirmar que para quem tem pressa e não tem os recursos necessários é a melhor opção. Contudo, eu gostaria mesmo era de ter o dinheiro e pagar a vista.


Veja também: