Quantos pisos ou porcelanato usa-se por metro quadrado?

Como calcular a quantidade de pisos que precisa ser comprado para colocar em uma sala, banheiro ou em uma área qualquer? Quantos pisos usa-se por metro quadrado?

» Página Inicial

Esta pode ser uma dúvida bastante comum na hora de fazer a compra de piso revestimentos para uma casa ou mesmo para um ambiente qualquer. Primeiro é preciso levar em conta que normalmente a compra é feita por metro quadrado e não necessariamente por quantidade de peças, desta forma basta você dizer qual é o tamanho da área que você tem para a colocação do piso ou porcelanato e a venda será feita de acordo com esse tamanho. Outro detalhe muito importante é que você precisa considerar um pouquinho mais além do espaço que você tem pois pode acontecer de quebrar algumas peças ou mesmo dar o famoso recorte e com isso você acaba perdendo um pouco, então é recomendável você comprar um pouquinho a mais do que é a metragem quadrada que você tem.

Quantidade de peças por metro quadrado

piso retrô

A resposta a essa questão irá depender do tamanho do piso ou porcelanato o que você está comprando. Vamos considerar que você estivesse comprando um piso com a medida de 50 por 50 neste caso seriam necessárias 4 peças para cobrir um metro quadrado, se o tamanho do piso for menor que isso então são necessárias mais peças se o tamanho for maior que esse valor então é necessário menos peças. Lembrando que o cálculo de 1 metro quadrado é o mesmo que 1 metro de largura e 1 metro de comprimento.

Exemplo

Imagine que a sala da sua casa tem 5 metros de comprimento e 4 metros de largura, neste caso então ela tem 20 metros quadrados já que 5 vezes 4 é igual a 20. Se você for comprar um piso de 50 por 50 então você precisaria comprar 80 peças, já que com essa medida são necessárias 4 peças por metro quadrado, logo 4 vezes 20 é igual a 80.

O exemplo acima pode ser aplicado a outras situações, basta você encontrar a metragem quadrada do ambiente onde você quer colocar o piso ou porcelanato, depois de descobrir o tamanho de cada uma das peças e por fim fazer a multiplicação conforme é mostrado no exemplo anterior. Mas levando em conta que você talvez precisará comprar um pouquinho mais pelo motivo já acima citado, ok?

Como comprar a quantidade correta?

Primeiro é preciso saber qual é a metragem quadrada total da sua casa ou a metragem da área onde você deseja colocar o piso ou o porcelanato. Agora, com a medida total em mãos, na hora de comprar considere o seguinte:

Geralmente se recomenda comprar 10% a mais, mas eu seria mais cauteloso e compraria 15% a mais.

Atualização: Quando este artigo foi escrito ainda não era comum encontrar rodapés já prontos para comprar, prática que já existe hoje. Isto significa que você pode comprar os rodapés separados dos porcelanatos, isto é, já cortados e nas dimensões corretas.

Isto é ótimo, pois além de evitar ter de comprar muito porcelanato a mais, temos ainda a vantagem de ter o produto já pronto para a sua colocação, reduzindo assim o tempo de corte e ajustes, bem como tendo um produto pronto para a sua aplicação.

Ao comprar porcelanato, pergunte sobre esta possibilidade na loja.

Tamanho de pisos e porcelanatos

Uma questão importante para se considerar é que o tamanho dos pisos ou porcelanatos estão aumentando sensivelmente de tamanho e isto pode ser observado de maneira muito clara quando você observa um local onde foi colocado o piso há algumas décadas e notará que eles eram geralmente pequenos. Com o passar do tempo esse tamanho foi aumentando e hoje chegou a tamanhos realmente muito grande.

De acordo com uma pesquisa feita na data desse artigo (26/06/2020) em uma grande loja de materiais de construção e acabamento, percebemos que estava disponível uma variedade enorme de tamanho de piso sendo o menor deles foi de 25x25 cm e o maior de 120x240 cm.

De acordo com essa pesquisa, segue abaixo a relação completa de tamanhos de porcelanatos que encontramos disponíveis para venda nesta loja:

Como pode perceber, existe hoje uma variedade muito grande de tamanhos e um detalhe muito interessante é que cada vez mais temos tamanhos retangulares, contrastando com os tradicionais tamanhos quadrados. Essa característica é importante e mostra que esta variedade tem aceitação no mercado, afinal cada projeto é único e em cada um é necessário analisar o tipo, formato, cor e consequentemente o tamanho que mais adequada ao ambiente.

Fonte da pesquisa sobre os tamanhos de porcelanatos: Leroy Merlin


 
Veja também: