Quantas telhas por metro quadrado para fazer uma cobertura?

Quantas telhas são necessárias por metro quadrado para fazer uma cobertura de uma casa? Como fazer o cálculo da quantidade de telhas que serão usadas? Veja também as observações quanto a diversos tipos de telhados para casa.

» Página Inicial

Saber a quantidade de telhas que serão usadas na cobertura de uma casa é importante para que seja feito o correto planejamento de compra do material e também para evitar que a quantidade comprada seja insuficiente ou mesmo que exista muitas sobras de materiais. Então é necessário saber o desempenho de cada telha em termos de rendimento para que se possa fazer este planejamento correto.

Quantidade de telhas por metro quadrado

De acordo com as informações disponíveis no site da Brasil Telhas(www.brasiltelhas.com.br), a quantidade de telhas que se usa por metro quadrado varia do modelo de cada uma delas, sendo as principais telhas mostradas na tabela abaixo.

Caimento, desnível ou inclinação

Outro ponto importante que precisa ser levado em conta é o caimento ou o desnível que o telhado terá. Neste caso quanto maior for este desnível, maior será a quantidade de telhas necessárias para fazer a cobertura. Lembrando que as telhas de barro ou concreto não podem ter um desnível muito baixo, sob risco de haver respingos de água por falta de desnível necessário para a vazão.

A inclinação mínima recomendada é de 30% e caso o desnível ou a inclinação seja superior a 45% as telhas deverão ser amarradas.

Telhado embutido versus aparente

Pode-se considerar ainda a relação entre o telhado embutido versus aparente e a consequência de usar mais telhas em um do que no outro.

No telhado embutido, usa-se as chamadas platibandas para esconder o telhado e com isso ele se torna menor em termos de espaço a ser coberto. O cálculo não muda, mas muda o tamanho da área em que você deverá cobrir e com isso certamente gastará menos com telhas.

Já o telhado aparente é aquele em que a área coberta é maior uma vez que normalmente ela se estende para além do limite da parede para gerar uma proteção à mesma. Assim, apesar de o cálculo da quantidade de telhas permanecer o mesmo, a área a ser coberta aumentará.

Outros tipos de telhas

Existem outras alternativas de telhas como as de fibrocimento, galvanizadas, etc. Neste caso é necessário ter em mãos o tamanho de cada uma delas para realizar o cálculo, mas em linhas gerais você deve considerar o seguinte:

Área total do telhado / tamanho da telha = quantidade de telhas necessárias.

Na área total do telhado, considere já o caimento necessário para facilitar o cálculo. Considere o seguinte exemplo:

Observação: Note que no cálculo acima eu considerei apenas a largura de 1 metro e não 1,10, isto porque as telhas precisam ser encaixadas uma sobre as outras e com isso você não tem o aproveitamento total delas. Logo é possível que você use até mais de 80 telhas para o cenário acima.

Perdas

Outra consideração que precisa ser feita é no caso da possibilidade de perdas de telhas, especialmente nos modelos de barro onde é comum haver quebras de peças. Desta forma, o ideal é considerar um pouco a mais na hora de comprar pensando exatamente neste caso. As telhas de fibrocimento, sanduíche e outros modelos tende a não haver muitas perdas, exceto a de fibrocimento que pode sim quebrar, mas se houver cuidado na colocação isto não acontece.

Reposição

Outra razão de comprar um pouco a mais e deixar algumas peças de reposição, caso venha a quebrar alguma no futuro. Instaladores de TV, internet, ar condicionado e outros profissionais as vezes quebram telhas quando sobem no telhado para instalação e manutenção, por isso, deixar algumas peças de reserva é uma boa opção.

Perguntas e respostas

É verdade que as telhas de fibrocimento foram proibidas no Brasil?

Não é verdade. O que foi proibido no Brasil é o uso do amianto que é um produto nocivo à saúde e que já havia sido proibido em diversos países do mundo, mas ainda era usado no Brasil e uma das aplicações desse produto exatamente na construção de telhas de fibrocimento.

Com a proibição do uso do amianto, as empresas que fabricam telha de fibrocimento deixaram de utilizar esse produto na fabricação dessas telhas, mas elas continuam sendo produzidas normalmente, contudo sem uso do amianto.

As telhas cerâmicas são melhores do que os outros modelos?

Não necessariamente. As telhas cerâmicas foram usadas no passado em larga escala e ainda ação, mas hoje já existem diversas alternativas a esse tipo de produto. Elas têm a suas vantagens e também desvantagens, sendo mais adequadas em alguns contextos e em outros não. É fato que elas são bastante resistentes, tem um custo relativamente acessível e são amplamente encontradas no mercado, esses fatores são bastante favoráveis.

O que é a telha sanduíche e qual a vantagem dela?

Telha sanduíche é o nome popular que se dá ao tipo de telha feito de duas camadas de aço galvanizado e revestida por uma camada de isopor, daí vem o nome sanduíche. A grande vantagem desse tipo de telha é que ela é um produto de natureza térmica e acústica, sendo bastante indicada para locais onde quer se preservar o conforto térmico dentro do ambiente. Com ela, o calor provocado pelos raios solares não passa para dentro do ambiente, deixando um espaço mais agradável. Ela também é efetiva no conforto acústico, assim mesmo em um dia de chuva muito grossa ou mesmo chuva de granizo, ela atenua o barulho das gotas na telha.

E o que é um telhado verde e qual a sua vantagem?

Telhado verde é uma estratégia ecológica que se usa de plantas para fazer a cobertura de uma casa ao invés de usar telhas tradicionais como as citadas acima. Esse tipo de estratégia tem como grande vantagem o fato de ser ecológica, reduzir a incidência do calor no ambiente e ainda deixar a casa com um ar mais agradável. Contudo não pode ser feito em todos os casos, é necessário que você tenha um bom planejamento e uma laje seja adequada para aplicação desse tipo de estratégia.


Veja também: