Qual seria um tamanho bom para a sala de uma casa?

Existe alguma referência para determinar o tamanho de uma casa em termos de projeto. Qual seria um tamanho bom para a sala de uma casa considerando o estilo de vida contemporâneo?

» Página Inicial

O tamanho ideal de uma sala é aquele que atende à necessidade que você tem em termos de espaço para este cômodo, a definição do tamanho deve acontecer na fase do projeto e deve levar em consideração a proposta total da casa. Em primeiro lugar você precisa considerar qual é o tamanho do terreno, qual o tamanho pretendido fazer na casa, a quantidade de cômodos que ela terá, a sua necessidade em termos de espaço para a sala e juntando todos esses elementos aí seria possível determinar as medidas ideais para este ambiente.

Sala de estar e jantar

Outra consideração o que você precisa fazer é se você irá criar uma sala com a divisão para um ambiente de estar e o ambiente de jantar ou se fará uma sala sem separação alguma. Isto é importante para ajudar a entender qual é o tamanho mínimo que você precisa visando proporcionar conforto a usar este ambiente.

Um exemplo

Na minha casa eu criei uma sala de estar e jantar e portanto precisei de fazer um ambiente um pouco maior para que fosse possível usar esta divisão. Desta forma as medidas foram as seguintes:

Com isso a área total da sala foi de aproximadamente 25,68 metros quadrados, um tamanho bom e abriga tudo que eu preciso para este ambiente. Mas este é o tamanho ideal? Para o meu caso sim, mas pode ser que em outro projeto seja pequeno, enquanto que em outro seja grande demais. Portanto considere os aspectos apresentados no início deste artigo na hora de pensar e projetar o tamanho ideal para a sala da sua casa.

Segundo exemplo

Já em outra casa não fiz exatamente nenhuma separação e sim uma sala que abriga os dois ambientes como é mais costumeiro ser feito atualmente. A sala tem as seguintes medidas:

4,65 de largura por 6,90 de comprimento, totalizando 32 metros, aproximadamente.

É um ótimo tamanho para uma sala e dá para fazer um boa divisão entre sala de estar e sala de jantar, bem como preservar ainda uma área livre para circulação.

Algumas coisas para pensar

Qual é o mobiliário que você pretende usar?

Isto é importante, pois uma sala muito grande e vazia fica ruim, mas o inverso é pior ainda, portanto o mobiliário deve ser um bom ponto de partida.

Considere o tipo e o tamanho do sofá que pretende colocar na sala, como se ele é de três ou dois lugares, de canto, se terá poltronas complementares, etc.

Onde pretende colocar a TV, se fixada na parede ou em cima de um móvel. Neste último caso, qual o tamanho e o formato deste móvel.

No caso de sala de estar e jantar integradas é preciso pensar no tamanho da mesa de jantar e quantidade de cadeiras, bem como no próprio formato dela, como quadrada, retangular, oval ou redonda. Isto terá impacto no uso do espaço e como ela irá se relacionar com os demais móveis.

Espaço que você gostaria que tivesse entre os itens da sala de jantar com os da sala de TV. Isto é importante para garantir a mobilidade dentro do cômodo e impedir que as pessoas fiquem trombado umas nas outras quando for se locomover.

Largura, comprimento, mas também altura.

Atualmente está bastante na moda o pessoal construir salas com o pé direito mais alto, com isso é muito importante balancear as medidas. Uma sala muito pequena com pé direito alto poderá ficar com uma estética ruim.

Essa questão do espaçamento terá grande impacto não nó no uso dos móveis, mas também na circulação de ar e até na iluminação do ambiente. Na minha casa, fizemos uma sala com pé direito alto, algo em torno de 4,5 metros de altura e confesso que ficou ótimo. Uma das melhores estratégias que usei e faria de novo com certeza.

Salas integradas.

Uma saída interessante é usar salas integradas com a cozinha (modelo americana) ou com a varanda gourmet. Com isso você consegue ampliar um pouco o espaço.

Não resta dúvida que separar as salas como se fazia antigamente com sala, copa e cozinha é uma estratégia que não faz o menor sentido atualmente. A estratégia mais adequada é fazer tudo integrado no chamado conceito aberto, onde salas e cozinhas se juntam e em muitos casos até com a varanda gourmet. Esta abertura de espaços favorece a iluminação, circulação de ar e aproveita muito mais os espaços, dando ao ambiente um conceito de modernidade.

Veja alguns modelos.

Quando penso em projeto de casa, acredito que algumas coisas podem ser melhores assimiladas e entendidas quando você vê na prática um modelo. Então usar a sala ou o espaço de outra casa como referência pode ser um bom caminho para decidir qual é o tamanho ideal.

Abaixo algumas galerias de imagens para você ter ideias:

Salas integradas

Sala integrada com cozinha

Decoração de sala com cozinha integrada

Sala integrada com varanda

Iluminação para salas integradas

 


Veja também: