Qual o tamanho e altura ideal da pia da cozinha?

Existe um tamanho e altura ideal para a pia da cozinha? Quais os tamanhos mais utilizados e quais aqueles que ficaria melhor em termos de uso e também de ocupação do espaço em uma cozinha residencial?

» Página Inicial

Não existe necessariamente tamanho padrão para pia da cozinha nas residências, mesmo havendo diversos tamanhos padronizados na indústria, não é possível afirmar que um deles seja o mais usado e portanto poderíamos assumir como um padrão. O que existe na verdade são diversas aplicações e usos que precisam ser considerados na hora de decidir qual o tamanho da pia você vai colocar na cozinha da sua casa. Para isto é necessário considerar alguns fatores.

Espaço disponível

O primeiro ponto a analisar e qual é o espaço que você tem disponível para colocar pia, em cozinhas muito pequenas evidentemente que você precisará adotar um padrão menor, talvez os modelos de 1,20mts, por exemplo. Se a cozinha tem um espaço maior então poderá optar por modelos maiores, como 1,5mts ou mesmo 2 metros.

Gosto e necessidade

Outro fator que precisa ser considerado é a necessidade que a pessoa terá e também o gosto que ela tem referente ao uso da pia. Existem pessoas que gosta de deixar diversos objetos sobre a pia como liquidificador, batedeira, secador de louças, cafeteira, entre outros. Se esse é o seu estilo então acredito que uma pia maior seria mais indicada para atender esta necessidade.

Personalização

Outra situação acontece quando você pretende fazer uma cozinha planejada e nesse caso o tamanho da pia precisa ser pensado dentro desse projeto. É comum nesses casos ser feito um balcão de pedra integrado com a pia e com isso garantindo assim um espaço muito maior para colocação de outros objetos. Nesse caso o tamanho da pia não é tão importante, uma vez que ao terminar a pia dará continuidade o balcão de pedra criando assim uma enorme espaço para utilização. Quando possível a cozinha planejada seguindo este padrão é mais indicado por você dar mais utilizar ao espaço e deixar a pia menos sobrecarregada de objetos sobre a ela.

Conclusão

O tamanho pode variar de acordo com:

Os tamanhos mais comuns, contudo, são:

Altura padrão para a pia da cozinha

Existe um padrão para a altura da pia da cozinha? Será que uma pia mais alta que é mais aconselhável em termos de uso de praticidade do que é uma pia com uma altura relativamente baixa?

Este pode ser um assunto que muitas pessoas não deem tanta atenção a ele mas na prática ele representa um item importante, pois ele determina a praticidade e uso da pia da cozinha e por ser um ambiente onde as pessoas possam usar muito frequentemente e às vezes por tempo bastante prolongado, altura pode ser determinante para o conforto ou mesmo para o desconforto caso essa altura não seja compatível com o padrão das pessoas que a utilizam.

Pia baixa

Uma pia muito baixa pode dar dor nas costas se você utilizar com muita frequência de por um período muito prolongado. Neste caso ela é mais indicada para pessoas baixas e adaptadas à sua altura, mas pessoas mais altas podem ter esse desconforto ser utilizado por um período muito prolongado.

Pia alta

Se a pia for muito alta poderá também te trazer algum tipo de desconforto, como dores nos braços no fato de você ficar em uma posição no muito desconfortável para lavar louças e realizar outras atividades na cozinha. Nesse caso ela também pode ser tão ruim como uma pia baixa.

Altura ideal

Normalmente as pessoas utilizam 90 centímetros de altura para a colocação da pia e embora isso não seja um padrão a ser adotado em todos os casos parece que é uma altura bastante aceitável e que proporciona boa comodidade para quem utiliza. Na minha casa a pia tem um metro de altura eu achei que ela ficou um pouquinho alta, principalmente no início onde eu não estava muito acostumado, mas agora parece que o desconforto e o problema que via no início está a superado. Acho que uma pia mais alta do que essa seria sim bastante programático e alguma coisa abaixo de 90 centímetros também não seria uma proposta muito boa, exceto se a pessoa tiver baixa estatura.

Ao definir a altura da pia, pense em:


Veja também: