Qual o desnível ideal entre o alicerce da casa e a guia da rua?

Existe um padrão para o desnível entre o alicerce rua base que você faz a sua casa para guia da rua? Uma casa muito baixa em relação à rua pode trazer algum tipo de problema? E uma casa muito alta é mais vantajosa?

» Página Inicial

Quando foi construída a minha casa a primeira coisa que fiz em termos de serviço mesmo foi nivelar terreno e como ele fica do lado de cima da rua eu precisaria tirar um pouco de terra para deixá-lo no nível certo para a construção. O desnível que existe no terreno não era muito grande mas ainda sim era necessário retirar um pouco de terra. Como eu era muito inexperiente, pois era a primeira casa que eu estava construindo na vida, não acompanhei este processo de perto nem fiz orientações à pessoa que iria nivelar um terreno, mas apenas pedi para que o pedreiro fosse até lá tirar o nível para determinar a quantidade de terras que deveria ser tirado.

Tarde demais

Quando cheguei lá no final do dia o serviço já estava praticamente pronto e à conclusão imediata que eu te dei é que ele havia retirado terra demais e havia deixado o terreno num nível muito próximo altura da guia da rua. Tentei argumentar com ele e com o pedreiro se não havia tirado muita terra, mas o pedreiro informou que estava dentro do nível certo. Quando a minha casa estava em construção aquela questão sempre me incomodava e depois de pronto não é diferente.

Resultado

A casa ficou relativamente baixa em relação a guia e um desnível muito pequeno, algo em torno de uns 40 centímetros mais ou menos. Se você considerar que a casa tem um recuo de 5 metros em relação à calçada e mais 3 metros da própria calçada, 40 ou 50 centímetros é muito pouco e deixa realmente uma impressão de que a casa está muito no nível da rua.

O fato de ela ficar baixa não é um grande problema se os vizinhos fizessem a mesma coisa, mas não foi oque aconteceu, ou seja, a construção de ambos os lados ficou mais alta que a minha, então a sensação é que a casa ficou afundada em relação às demais.

Queda para saída de água

Outro problema que percebi com isso é que a saída de água para as galerias pluviais não tem uma queda muito grande e de um lado a água fica parada dentro do cano que dá acesso à rua. É um problema bastante complicado de resolver agora e portanto acredito que a quantidade de terra tirada lá no início foi a base para todos os problemas que surgem agora.

Diante disso posso afirmar que o ideal é que você deixe um desnível suficiente para a saída da água naturalmente. Não dá para dizer em centímetros qual é a queda necessária, mas é preciso calcular a distância entre o alicerce da sua casa e à calçada e quanto maior for a distância irmã maior precisará ser o desnível para evitar o problema da saída da água e também na questão da estética para não ficar uma casa dentro de um buraco.

Conclusão

A dica que eu dou para pessoas que vão nivelar um terreno para construção é ficar muito atento a essa questão do tirar terra. Basicamente há três situações que devem ser consideradas: Quando o terreno for do lado de cima da rua, quando o desnível for lateral e quando o terreno for do lado de baixo da rua.

Por fim, concluo que algumas coisas na construção podem ser corrigidas depois com uma reforma, embora outras sejam muito difíceis de lidar como esse caso do erro do nivelamento do terreno, pois qualquer tentativa de acertar isso implicaria em mexer em toda estrutura da casa e isso é algo bem complicado de fazer.


Veja também: