Qual a largura de portas de banheiro e quartos?

Qual é a largura padrão utilizada para portas de dormitórios ou quartos e também para as portas de banheiro de uma casa? Existe tamanho padrão ou cada um pode usar o tamanho que quiser?

» Página Inicial

Na verdade cada pessoa pode usar o tamanho que quiser para as portas de quarto, no banheiro, sala e outros ambientes da sua casa, pois na prática a largura e as demais características dessas portas dependerá muito da proposta de projeto que você tem, do espaço e da necessidade que você terá. Imagine uma residência onde você tenha uma pessoa que usa cadeira de rodas, certamente as necessidades serão diferentes de uma casa onde as pessoas não utilizam.

Qual a largura padrão

Como explicado acima, exceto pelo fato de você ter necessidades especiais ou querer larguras diferenciadas, na maioria dos casos existem alguns padrões que são seguidos por boa parte das pessoas quando o assunto é largura de portas. Normalmente as portas de banheiros são mais estreitas do que as de dormitórios, e as medidas mais comuns são de 70 centímetros para banheiro de 80 centímetros para dormitórios. Neste caso esta medida é referente a folha da porta e não a porta inteira, pois nesse caso se considerarmos também os batentes e as guarnições é possível que elas atingiam uma medida maior.

Modelos de portas

Veja aqui algumas imagens com modelos de portas de madeira.

Aqui modelos de portas de alumínio

Aqui modelos de porta balcão (alumínio, madeira e ferro)

Banheiro

Especialmente no banheiro é importante considerar a medida da porta levando em conta que quanto mais larga ela for, mais espaço ela usará na abertura e como os banheiros tem a ser espaços menores, qualquer diferença no tamanho pode ser significativo em termos de uso do espaço interno.

Tamanhos padrão:

Portas de correr

Uma alternativa que muitas pessoas usam é a colocar portas de correr, pois neste caso você não ocupa espaço para abertura da porta. Geralmente elas são mais caras e precisam de um espaço maior de parede para a sua colocação, mas são alternativas bastante recomendadas em muitos casos.

Portas sanfonadas

Outra alternativa, especialmente para o uso em banheiros, é a porta sanfonada que é muito usada em espaços pequenos onde não seria possível colocar uma porta de abrir ou de correr, por exemplo.

A melhor alternativa para este caso certamente são os modelos de PVC que além de serem baratas e leves, podem ser instaladas em vários tipos de ambientes. Contudo é importante pensar que ela não produz um fechamento muito efetivo e deixa um pouco a desejar inclusive na questão da privacidade, mas dependendo do contexto, ela pode ser uma boa alternativa.

Veja aqui modelos de portas sanfonadas

Portas camarão

Pouco conhecida e usada, este tipo de porta pode ser uma boa alternativa também para locais onde há pouco espaço para uma porta de abrir ou correr. Ela funciona como uma espécie de sistema pivotante que permite a abertura de forma engenhosa, ganhando principalmente espaço na sua abertura.

Veja aqui vários modelos de portas camarão

Perguntas e respostas

Quais os cuidados que eu preciso ter ao definir a largura da porta de quarto e banheiro?

Ao construir uma casa é preciso levar em consideração as necessidades das pessoas que irão morar nela. Isto é de grande valia para definição da largura das portas, seja de entrada, banheiros, quarto e outros.

Pessoas muito obesas ou aquelas portadoras de algum tipo de deficiência, podem requerer tamanhos ou larguras mais adequadas para atender às suas necessidades. Assim não é possível pensar em uma largura padrão que seja aplicável a todos os casos, sem levar em conta casos pontuais onde há necessidades específicas.

O que fazer se eu precisar de uma porta mais larga, por exemplo?

Embora tenhamos citado acima que a largura padrão gira em torno de 70 e 80 cm, existem portas mais largas que podem ser usadas internamente. Na verdade, não existe porta para banheiro ou porta para quarto ou porta para sala, existem larguras diferentes que podem ser aplicadas em qualquer lugar.

O que são medidas fora de padrão?

Embora existam várias medidas de largura de porta que você encontrará amplamente no mercado, se a necessidade for muito específica e não houver modelos disponíveis, então será necessário mandar fazer de maneira personalizada e nesse caso chamamos isso de medidas fora de padrão, pois não é um padrão usado normalmente pela indústria.

Os produtos com medidas fora de padrão normalmente tendem a ser mais caros, uma vez que precisam ser feitos de maneira personalizada e com projeto próprio, mas é ideal para atender casos específicos e assim solucionar um possível problema.

Quais são as medidas padrão para todos os tipos de porta?

Devemos deixar claro que medida padrão é aquilo que a indústria produz e portanto é aquilo que é encontrado no mercado em maior ou menor escala. Se considerarmos dessa forma podemos encontrar portas com medidas que vão de 60 cm a 2 metros de largura. Pelo menos na data de atualização deste artigo foi o que eu encontrei no site da Leroy Merlin, um dos maiores revendedores de materiais de construção no Brasil


 
Veja também: