Quais as medidas padrão de portas e qual é melhor?

Conheça quais são as medidas mais comuns para portas de madeira, alumínio ou ferro, nas versões tradicionais ou portas balcão ou de correr. Conheça as tabelas de medidas que podem ir de 60 centímetros a alguns metros de largura.

» Página Inicial

Na hora de definir as portas de uma casa é preciso tomar cuidado e conhecer bem as medidas disponíveis ou padrão para facilitar na hora da compra, instalação e também para obter o resultado desejado no uso da casa.

Portas e janelas obedecem a padrões de tamanho que são usados em larga escala na construção civil, desta forma apresento nas tabelas abaixo a relação das medidas mais usuais, com a altura e largura que mais encontramos disponíveis no mercado.

Existem modelos e tamanhos variados para atender as diversas necessidades, desde portas bem estreitas e usados em contextos específicos até modelos bem mais largos e usados na entrada de uma casa. Definir o tamanho correto não é só uma questão de custo ou de conveniência, há casos em que podem haver problemas de acessibilidade e portanto é muito bom ficar atento a isso. Veja atentamente as dicas abaixo.

porta de madeira com fechadura

Portas de madeira

As portas de madeira são bastante comuns para uso interno de uma casa, como portas de banheiro, dormitórios, escritórios e outras áreas internas de uma casa. Quando usadas como porta de entrada da sala, geralmente se opta pelos modelos de madeira maciça pois estas oferecem mais resistência ao sol, chuva e outros.

Veja abaixo algumas medidas mais comuns para portas de madeira:

Portas de alumínio e ferro

Portas de alumínio de ferro são mais comuns na cozinha, sala ou em cômodos com acesso à área externa. As portas de alumínio são excelentes alternativas para a entrada da sala, especialmente o alumínio branco que oferece bastante beleza e muita resistência.

Veja abaixo algumas medidas mais comuns para portas de alumínio ou ferro:

Portas de correr ou porta balcão

As portas de correr do tipo balcão são bastante apropriadas para abertura para ambientes internos como a ligação entre uma sessão e outra de uma casa, por exemplo na separação da sala de estar com a sala de jantar, quando elas são separadas. Também se utiliza como janelas de quarto quando estas têm acesso à área externa, como no caso de sacadas, para área de piscina, dentre outros

Veja abaixo algumas medidas mais comuns para portas balcão:

Algumas observações:

As portas de madeira geralmente são mais baixas, pois existe o batente e com isso depois de pronta ela acaba tendo a mesma altura das demais. Além disso, os modelos de madeira permitem certa customização na altura e isto é feito pelo carpinteiro que pode cortar um pedaço da folha de porta para ajustar a altura desejada;

.60 ou .70 cm: As medidas de .60 ou .70 de largura são mais usadas em banheiros. É importante atentar para o fato de serem bem mais estreitas, o que pode causar problemas de acesso para muitas pessoas, como por exemplo aqueles que usam cadeira de rodas. Então é bom atentar a este detalhe, pois 10 centímetros a menos pode ser significativo em alguns casos;

.80 cm: A medida de .80 de largura são mais usadas para dormitórios e é quase padrão nas construções de casa no Brasil. Pelo mesmo motivo acima citado, embora seja quase um padrão, elas podem também representar algum tipo de problema. Havendo necessidade, na construção da sua casa, nada impede de colocar portas mais largas;

.90 ou 1 metro: As medidas de .90 ou 1.00 de largura são mais usadas para portas de entrada da casa onde geralmente existe a necessidade de abertura maior e também ajuda na estética do próprio imóvel. Nessas larguras é comum encontras as portas de madeira maciça, que são as mais indicadas para entrada ou ainda as portas de alumínio e ferro que também podem ser usadas na entrada da casa;

Acima de 1 metro: Como visto acima há tamanhos para todos os gostos, inclusive as portas mais largas com medidas acima de 1 metro de largura. Geralmente elas são bem mais caras, mas podem ser bastante coerente o seu uso em casas maiores onde há espaço e talvez necessidade desses tamanhos.

Ao escolher um modelo pense na necessidade que você terá em sua casa. Em caso de pessoas que usam cadeiras de rodas ou outras necessidades, uma porta mais larga sempre será bem vinda.

Medidas fora do padrão

Existem casos em que os modelos de portas disponíveis não atendem à necessidade de quem está construindo ou reformando. Esses casos são aqueles onde a pessoa tem uma necessidade específica e precisa colocar uma porta mais larga ou mais alta, por exemplo.

Não é tão comum, mas acontece e para esses casos a alternativa é mandar fazer sob medida. Isto certamente elevará o preço dela, mas terá como vantagem a possibilidade de fazer algo que atenda perfeitamente a necessidade específica.

Estava observando a porta da casa de um vizinho de um condomínio ao lado. O modelo que ele colocou na casa dele é completamente fora de padrão, pois ele fez o pé-direito alto na sala e a porta de entrada acompanha o pé direito, ou seja, ela deve ter bem mais de 3 m de altura, talvez uns 4 metros. Ficou bastante estranho, por sinal.


 
Veja também: