Quais as medidas de janelas de alumínio, ferro ou madeira?

1.00 x 1.50, 1.00 x 2.00 entre outras medidas. Conheça quais são as medidas padrão com altura e larguras mais comuns para janelas de quartos, banheiro, sala e cozinha.

» Página Inicial

O projeto de construção de uma casa requer muita atenção aos detalhes, afinal é um processo completo, onde uma pessoa com pouca experiência pode ria deixar passar desapercebidos detalhes importantes e que farão grande diferença no resultado final de uma casa.

As janelas são bons exemplos disso, afinal é um item de grande importância em uma casa, pois ela é responsável pela ventilação, iluminação natural, bem como a estética do imóvel. Desta forma pensar nos locais onde elas serão colocadas, bem como o tamanho ideal é fundamental para obter o resultado desejado.

Medidas padrão: Altura e largura de janelas

Para ajudar nesta tarefa é importante conhecer quais são as medidas padrão para janelas de alumínio, ferro ou madeira. Embora seja possível criar uma janela de qualquer medida, conhecer e trabalhar com medidas padrão pode ajudar na hora de comprar, pois medidas fora do padrão geralmente precisa ser solicitado sob medida e geralmente a um custo maior.

Janela tipo veneziana

As medidas mais comuns para os modelos de ferro, madeira e alumínio variam da seguinte forma:

Modelos mais comuns:

2, 3, 4 e 6 folhas

Lembrando que esses modelos com essas medidas podem ser 2, 3, 4 ou 6 folhas. Tudo dependerá do material usado, modelo, fabricante, entre outras. A aplicação, bem como a escolha da quantidade de folhas e tamanho da janela deve ser levado em conta de acordo com o local onde ela será instalada.

Quartos

Geralmente usa-se 1,00 x 1,50 ou 1,00 x 2,00. Tudo dependerá do tamanho do quarto, espeço disponível na parede para a colocação da mesma, entre outros.

Banheiros

Neste caso geralmente usa-se os modelos menores como 0.60 x 0.60, 0.60 x 0.80, entre outros.

Geralmente se usa as janelas de banheiros nos modelos pivotantes, especialmente se ela for de vidro. Esta é uma "prática de mercado" bastante comum e convém atentar a ela quando for comprar este produto.

Escritório

Para quem tem escritório em casa uma boa opção de medida de janela é 1,00 x 1,00 (de preferência em vidro apenas).

Lembre-se que em caso de escritório é bastante recomendável o uso de persianas para controle de luminosidade no ambiente, especialmente se houver incidência direta dos raios solares nos períodos da manhã ou da tarde. Por isso a ideia de usar janelas de vidros fazem bastante sentido.

Sala e cozinha

Nesses ambientes geralmente usa-se janelas maiores. Na cozinha 1,00 x 2,00 e na sala pelo menos a mesma medida, embora atualmente o pessoal tem feito com larguras personalizadas onde é possível fazer com medidas bem maiores.

Na cozinha o fator luminosidade é muito importante, então é normal o uso de janelas de vidro transparente para permitir a luz natural no ambiente. A sala tem basicamente as mesmas necessidades, mas geralmente se usa uma cortina para permitir o controle da luminosidade e também para garantir maior privacidade, uma vez que normalmente ela fica voltada para a rua e em muitos imóveis é possível enxergar da rua a sala.

Aqui é possível encontrar vários modelos de janelas grandes para sala. Como explicado, a sala é geralmente um ambiente onde dependendo do caso as vezes o melhor é personalizar a janela, com tamanho que venha a se adequar à parede ou ao espaço que você tem.

Alumínio, ferro, vidro ou madeira?

Outra questão importantíssima para se considerar e qual o tipo do material é o mais adequado para a janela de uma casa. Basicamente temos janelas de alumínio, ferro e madeira ou vidro, muito embora existam outros materiais que possam ser usados, mas os quatro que citei são predominantemente os mais comuns.

Veja abaixo as características de cada um, bem como as vantagens e desvantagens que cada tipo de material pode oferecer para a janela de uma casa.

Ferro

As janelas de ferro têm como característica a possibilidade de você encontrar modelos mais baratos, com isso ela acaba sendo uma opção bastante atraente em muitos casos, pois muitas pessoas buscam reduzir o custo da construção. Sua desvantagem é que ela pode enferrujar, portanto, exige cuidados no tratamento dela. Também os modelos disponíveis podem não atender a todos os tipos de gostos e ou algumas especificações muito peculiares.

Madeira

As janelas de madeiras são muito usadas em algumas construções, embora elas tenham sido muito usadas no passado, elas têm como vantagem o fato de aliar beleza e dar um toque rústico na construção. A diversos modelos de janelas de madeira, desde modelos pequenos até tamanhos grande e sua versatilidade é um fator bastante positivo. É uma boa opção para a sala, mas não para cozinha e banheiros.

Como desvantagem ela não pode molhar vou receber umidade, portanto, é importante considerar o local onde você vai colocá-la para evitar esse tipo de problema. Também como ela é envernizada, com tempo precisará refazer o verniz, especialmente em locais que recebem incidência direta do sol.

Alumínio

As janelas de alumínio são de longe as mais indicadas para uma casa, uma vez que este material extremamente resistente e não corrói, a vida útil desse tipo de janela extremamente elevado. Se você optar pelos modelos de alumínio branco, ter ainda uma janela muito bonita e que não precisará de manutenção. Os pontos a favor da janela de alumínio são muitos os contrários são poucos ou quase inexistente.

Vidro

A janelas de vidro são boas opções para sala e cozinha de uma casa, onde você precisar de mais luminosidade, as vezes precisa lavar e este material não tem nenhum tipo de problema com isso. Tem sido bastante usado ultimamente também quartos, mas esta é uma opção que não agrada a todas as pessoas, uma vez que teria que investir em cortinas bem grossas para cortar a luz natural. Seu uso também é comum e indicado para o banheiro.


Veja também: