Por que a pia da cozinha é colocada em baixo da janela?

Existe alguma explicação lógica para o fato de a pia da cozinha será colocada quase que invariavelmente em baixo da janela da cozinha? Isto é apenas uma prática que se tornou comum ou tem alguma explicação mais importante?

» Página Inicial

Sempre que visitar uma casa observe que a pia da cozinha quase que invariavelmente fica embaixo da janela, embora existam muitos casos em que isto não se mostra de uma verdade, mas é muito comum encontrarmos esse tipo de abordagem nas construções do Brasil. Evidentemente que não é um padrão e não existe nada em termos de arquitetura que determine isso como sendo algo válido do ponto de vista do projeto, o que acredito que deva de fato de ter acontecido é que isso tornou se uma prática e na construção civil existe muito a ideia de modelos, ou seja, uma nova casa geralmente é um modelo de outra já existente.

Iluminação

Mas podemos pautar em algumas ideias que possa justificar o fato na pia ser colocada embaixo da janela e uma dessas possíveis justificativas seja o fato dela obter melhor iluminação natural, uma vez que a pia é uma parte da cozinha bastante utilizada e portanto justificaria você ter uma boa iluminação para desenvolver as diversas atividades domésticas que são exercidas ali. E a ideia colocar a pia embaixo da janela buscando a iluminação natural, creio que aí seria bastante justificável de uma ideia razoável.

Estética

Talvez até pelo fato de ser bastante comum em outras residências, muitas pessoas usem também como um fator estético de colocar a pia embaixo da janela para gerar uma certa harmonia. Nesse caso vai depender muito do gosto da pessoa e da proposta que você tem pra sua casa, mas de alguma forma é possível entender que faça algum sentido esta junção de partes.

Espaço

Em outros casos é possível acreditar que o fato da pia fica embaixo da janela seja também por uma questão de falta de espaço. Com muitas casas são relativamente pequenas e o espaço da cozinha muito apertado, desta forma ficaria a pergunta: O que colocar em baixo da janela? Creio que a resposta mais sensata seria a pia.

Vale a pena fazer um balcão integrado com a pia na cozinha?

Será que vale mesmo a pena fazer um balcão de pedra integrado com a pia na cozinha de forma que quando a pia termina continua no balcão dando a impressão de uma extensão da pia?

A ideia de criar uma pia integrada com balcão na cozinha é uma alternativa que precisa ser avaliada sobre alguns aspectos para então tomar a decisão se é a melhor estratégia ou não. Embora ela esteja bastante na moda atualmente e faça parte do planejamento de uma cozinha, é possível considerar que na maioria dos casos é uma boa alternativa por proporcionar mais espaço e integração na cozinha.

Vantagens

Acredito que é a principal vantagem dessa abordagem é o fato de você ganhar espaço, pois é comum a pia ser sobrecarregada de objetos e ainda faltar espaço, mas quando você tem um balcão estendendo o espaço da pia então você ganha bastante espaço para o uso de objetos e dá uma ideia de amplitude maior também na cozinha.

Desvantagens

Não acredito que exista desvantagens de fazer esse tipo de coisa, o que precisa ser considerado é se a cozinha tem espaço suficiente para fazer isso, pois quando ela for muito pequena talvez o ganho que você terá ao introduzir um balcão seja muito pequeno. Mas mesmo assim vale a pena uma avaliação e qualquer espaço que você ganhar além da pia pode ser útil.

Não chega a ser uma desvantagem mas você tem um espaço maior também para acumular coisas e portanto exige maior organização e manutenção para evitar que você tenha um balcão extremamente bagunçado. Isso tem isso ter a ver com a organização que você terá de empregar na cozinha, bem como em toda a casa.

Custo

O custo de fazer um balcão não é tão alto como alguns podem imaginar, na minha casa eu gastei aproximadamente R$ 1.350.00 para fazer a pia de todo o balcão de pedra que juntos devem somar aproximadamente metros. Naturalmente que se você comprar apenas a pia separada e pronta ela será bem mais barata do que isso, mas é preciso analisar o custo benefício que este procedimento pode trazer.

Pia baixa ou alta? Existe altura padrão para a pia da cozinha?

Este pode ser um assunto que muitas pessoas não deem tanta atenção a ele mas na prática ele representa um item importante, pois ele determina a praticidade e uso da pia da cozinha e por ser um ambiente onde as pessoas possam usar muito frequentemente e às vezes por tempo bastante prolongado, altura pode ser determinante para o conforto ou mesmo para o desconforto caso essa altura não seja compatível com o padrão das pessoas que a utilizam.

Pia baixa

Uma pia muito baixa pode dar dor nas costas se você utilizar com muita frequência de por um período muito prolongado. Neste caso ela é mais indicada para pessoas baixas e adaptadas à sua altura, mas pessoas mais altas podem ter esse desconforto ser utilizado por um período muito prolongado.

Pia alta

Se a pia for muito alta poderá também te trazer algum tipo de desconforto, como dores nos braços no fato de você ficar em uma posição no muito desconfortável para lavar louças e realizar outras atividades na cozinha. Nesse caso ela também pode ser tão ruim como uma pia baixa.

Altura ideal

Normalmente as pessoas utilizam 90 centímetros de altura para a colocação da pia e embora isso não seja um padrão a ser adotado em todos os casos parece que é uma altura bastante aceitável e que proporciona boa comodidade para quem utiliza. Na minha casa a pia tem um metro de altura eu achei que ela ficou um pouquinho alta, principalmente no início onde eu não estava muito acostumado, mas agora parece que o desconforto e o problema que via no início está a superado. Acho que uma pia mais alta do que essa seria sim bastante programático e alguma coisa abaixo de 90 centímetros também não seria uma proposta muito boa, exceto se a pessoa tiver baixa estatura.

Ao definir a altura da pia, pense em...


Veja também: