Parede grudada no mudo do vizinho pode gerar problemas?

Será que construir uma casa com uma parede grudada no muro do vizinho ou grudada na parede da casa do vizinho pode trazer algum problema no futuro? Quais os problemas de fazer esse tipo de construção?

» Página Inicial

Lembro de uma casa que eu tinha e que comprei logo que ela foi construída. Como o terreno era pequeno a solução o que o construtor encontrou foi fazer a casa tendo um dos lados na divisa com vizinho, que por sinal também tinha um terreno pequeno e adotou a mesma estratégia, ou seja, tanto a parede da minha casa quanto a dele ficavam grudadas e isto ficou muito parecido com aquilo que as pessoas chamam de casa geminada. Na verdade a casa germinada só tem uma parede separando os dois ambientes, no nosso caso cada um tinha sua parede mas duas estavam encostados uma a outra.

Problemas

Na minha experiência eu tive muitos problemas com esse vizinho a começar pelo barulho que ele produzia em excesso na casa dele e eu acabava ouvindo tudo à minha casa. Quando ele ligava a TV na sala eu ouvia na minha, mas quando ele ligava o som muito alto era uma sensação muito ruim já que parecia que o som estava ligado dentro da minha casa. Também tive um problema de infiltração na parede uma vez que eu não sabia o que tinha do outro lado se não podia conter o problema que estava lá, tive que tirar o reboco da parede e fazer uma mais reforçada utilizando o impermeabilizante para tentar estancar o problema.

Quando fazer

Existem algumas situações em que você pode sim fazer uma parede da casa grudada no muro da casa do vizinho, mas você precisa tomar alguns cuidados para evitar problemas no futuro. Dentre esses cuidados eu recomendo os seguintes:

Vantagens de construir parede grudada ao muro

Creio que a principal vantagem de você fazer esse tipo de coisa seja exatamente o fato de você ganhar espaço. Quem tem terreno muito pequeno não tem muita alternativa e acaba tendo que colocar a construção da casa na divisa mesmo. Somente quem tem um terreno um pouco maior é que pode fazer a casa no meio do terreno respeitando os espaços laterais em relação ao muro ou a divisa com o vizinho.

Assim, as principais vantagens podem ser resumidas da seguinte forma:

Problemas que você poderia enfrentar

Algumas perguntas

Não seria melhor fazer uma casa no meio do terreno, a invés de fazer na divisa do terreno?

Como já foi explicado acima, uma das estratégias de fazer a construção na divisa é exatamente de poder aproveitar mais o espaço do terreno para construção. Assim, se uma pessoa tem um terreno grande, certamente o mais recomendado é fazer respeitando os recuos e colocando a construção no centro do terreno. Uma série de problemas poderia ser resolvido dessa forma.

Mas quando a pessoa tem um terreno muito pequeno, não há muita alternativa e nesse caso acaba sendo necessário encostar em pelo menos em um dos lados do terreno.

Posso fazer uma casa ocupar o terreno inteiro?

Não. Você precisa respeitar os recuos laterais e pelo menos de um lado do terreno a casa não pode ser encostada. Naturalmente que tudo depende da legislação municipal que a sua prefeitura tem, mas na maioria dos casos recomenda-se pelo menos 1,5 m entre a parede e o muro. Assim se você encostou a casa de um lado do terreno, precisará deixar o recuo do outro lado. Algumas exceções são permitidas, mas aí entra na questão da legislação municipal e cada prefeitura trata isso de uma forma ligeiramente diferente.


Veja também: