É melhor fazer a casa na frente ou fundo do terreno?

Em termos de construção de uma casa, o que é considerado melhor: fazer a casa na frente do ou fundo do terreno? Onde dá para aproveitar mais o espaço ou que fica melhor em termos de usabilidade?

» Página Inicial

A posição de uma casa terá dentro de um terreno é de grande importância para a usabilidade do imóvel bem como o melhor aproveitamento do espaço, mas também em termos de uso. Embora boa parte das construções seja feitas na frente do terreno é comum encontrarmos pessoas que fazem a construção no fundo e usam a frente para outros fins. A decisão do modelo certo de construção vai depender de fatores pessoais e da necessidade de cada um, mas de uma maneira geral acredito que podemos destacar os seguintes aspectos.

Construção na frente

Este é o modelo mais usado e as vantagens de fazer uma casa na frente do terreno é provavelmente pensando em dar melhor aproveitamento na área do fundo, garantindo um pouco mais de privacidade para uma área de serviço ou área de lazer, por exemplo. A construção na frente do terreno também possibilita fazer uma fachada do imóvel mais apresentável e mais próximo à rua.

Em alguns locais a construção na frente pode trazer alguns problemas como acontece em ruas muito movimentadas onde você poderá ter uma exposição maior a barulho, bem como maior acúmulo de poeira que é comum em locais onde há muito movimento em função da passagem de automóveis com muita frequência.

Construção no fundo

Não são muitos os casos de pessoas que fazem esse tipo de construção, mas algumas vantagens que podem ser observadas nesse caso. Eu morei em uma casa que ficava bem no fundo da construção de um terreno relativamente grande e pude perceber algumas vantagens tais como silêncio bem maior, uma vez que a rua era extremamente movimentada e também a casa ficava mais limpa já que não acumulava pó como acontece em outros locais.

Mas o problema de fazer construção no fundo é o que fazer à frente da casa? Se você for colocar uma área de lazer, por exemplo, não é muito bonito ao fazer isso na frente da casa especialmente se tiver piscina. Então quem constrói no fundo geralmente gosta de usar a frente como garagens, áreas verdes ou simplesmente reservar um espaço na frente para futuras construções.

Mas a decisão depende de cada um se dar continuidade que ele pretende com aquele imóvel, contudo é muito importante pensar bem antes de definir um modelo para fazer o melhor possível do espaço.

Vale a pena construir casa de frente para morar e fundo para alugar?

Será que é uma boa construir duas casas no mesmo terreno, sendo uma delas para a moradia e a outra do fundo para aluguel? Qual a vantagem de você fazer a construção de duas casas com este propósito?

A construção de duas casas no mesmo terreno, sendo uma delas para aluguel foi uma prática muito comum passado e muitas das construções que temos hoje segue basicamente este modelo, especialmente nas construções mais antigas nas regiões mais tradicionais das cidades. Mas atualmente será que esse modelo é viável? Será que isso traria de fato algum benefício ou poderia trazer mais dor de cabeça do que resultados práticos?

É difícil dizer e cada pessoa deverá avaliar se vale a pena ou não, mas existem alguns indicadores importantes que devemos considerar neste caso. Primeiro deles creio que é o tamanho do terreno, se ele for de tamanho grande acredito que seria possível de se fazer esse tipo de construção sem comprometer o espaço do terreno, mas para terrenos pequenos é mais complicado e talvez nem tão recomendável assim.

Entradas independentes

O segundo item que eu considero importante nesta avaliação é a possibilidade de você fazer entradas independentes, a casa do fundo precisa ter uma entrada separado da casa principal isto é um fator bastante importante para que você possa alugar e manter a sua privacidade na frente, bem como oferecer privacidade para pessoa que mora no fundo.

Corredor lateral

O grande problema desse tipo de construção é a que para pessoa entrar para o fundo geralmente ele precisa passar em um corredor lateral é muitas vezes o corredor é usado para abertura de janelas, o que acaba com a privacidade que você teria na casa principal. Portanto pensar em uma alternativa para resolver esse problema seria importante, como por exemplo, colocar as janelas em outro local deixando corredor livre para o acesso fundo.

Existem outros critérios que você poderia avaliar, mas acredito que pelo menos esses são itens importantes e fundamentais para você decidir se vale a pena construir duas casas em um terreno ou não.


Veja também: