Construir casas para alugar, vale a pena?

Construir casas para alugar pode ser uma atividade comercial lucrativa? Será que vale a pena investir dinheiro neste tipo de estratégia pensando em ganhar dinheiro com locação de imóveis? Será que é uma boa construir duas casas no mesmo terreno, sendo uma delas para a moradia e a outra do fundo para aluguel? Qual a vantagem de você fazer a construção de duas casas com este propósito?

» Página Inicial

Eu acredito que vale a pena sim e pode ser uma atividade comercial relativamente lucrativa se você tiver uma boa estratégia de construção e também para a locação desses imóveis posteriormente. Se eu tivesse dinheiro para comprar alguns terrenos e construir casas, com certeza eu faria isso pensando em fazer a locação desses imóveis. Contudo é preciso ter um bom planejamento para você fazer as construções certas e que tenha depois condições de serem alugadas mais facilmente. Neste caso vale muito o terreno, o tipo da construção e sobretudo valor que você irá fazer a locação posteriormente. Eu recomendaria os seguintes cuidados para uma pessoa que está pensando em construir casas para alugar:

Localização do terreno

Pense muito bem na localização do terreno que você irá comprar para construir nossas casas visando à locação. Pergunte se a localização é boa para pessoas que vão morar ali, como por exemplo ter linhas de ônibus próximo, oferecer boa segurança, ser em um bairro acessível, entre outros fatores. Seu imóvel for comercial é preciso pensar também no valor comercial que é a rua tem, estacionamento, outros comércios próximos, entre outros.

Tipo de construção

Se você for construir casas residenciais para alugar é preciso pensar no padrão médio das famílias brasileiras e nesse caso é muito importante que ela tenha 3 dormitórios pois é o tipo de imóvel que tem bastante procura pelo fato das famílias terem pelo menos dois filhos. Também deve se levar em conta o padrão de construção e nesse caso não é muito vantajoso fazer algo muito elaborado, mas ao mesmo tempo é preciso fazer uma construção sólida e com acabamento razoável para que você também passa a valorizar um imóvel na hora da locação.

Padrão de construção

Muitas pessoas pensam que pelo fato de ser para locação podem fazer um imóvel com padrão qualquer, mas não é bem assim. Primeiro é preciso pensar que você está construindo um imóvel para você e portanto ele precisa ser bom do ponto de vista estrutural e ter um acabamento que possa resistir ao tempo. Geralmente pessoas que fazem a locação tendem a deteriorar um pouco o imóvel e neste caso a qualidade do acabamento poderá ajudar a evitar este tipo de problema.

Garagem

Outro item de extrema importância é que a casa precisa ter garagem, de preferência para dois carros, afinal, a grande parte das famílias hoje tem dois carros. Esta é uma característica importante e que serve como atrativo na hora de alugar a casa. Dificilmente você irá alugar uma casa que não tenha garagem hoje.

Por fim acredito que é importante pensar em todo o conjunto e construir uma casa que possa ser atrativa o suficiente para você poder cobrar um pouco mais pelo aluguel e ainda assim ter boa procura.

Uma alternativa

Se o objetivo é ter um imóvel para ganhar com a locação, talvez uma alternativa interessante seria pegar o dinheiro que iria usar na construção da casa e investir em um fundo imobiliário. Permita-me explicar a vantagem que vejo aqui.

Um fundo imobiliário capta o dinheiro dos investidores e aplica ele na compra de imóveis comerciais, isto se aplica a maioria dos fundos desta natureza. Esses imóveis comerciais são os grandes galpões, shopping center, hospitais, prédios comerciais com várias e amplas salas, etc.

O objetivo é alugar esses espaços e distribuir para os investidores, o lucro gerado pela locação. É exatamente a mesma ideia de você construir ou comprar uma casa no seu bairro para alugar.

Mas qual é a diferença? São imóveis comerciais onde o aluguel é bem mais alto.

Há três vantagens aqui:

Vale a pena construir casa de frente para morar e fundo para alugar?

A construção de duas casas no mesmo terreno, sendo uma delas para aluguel foi uma prática muito comum passado e muitas das construções que temos hoje segue basicamente este modelo, especialmente nas construções mais antigas nas regiões mais tradicionais das cidades. Mas atualmente será que esse modelo é viável? Será que isso traria de fato algum benefício ou poderia trazer mais dor de cabeça do que resultados práticos?

É difícil dizer e cada pessoa deverá avaliar se vale a pena ou não, mas existem alguns indicadores importantes que devemos considerar neste caso. Primeiro deles creio que é o tamanho do terreno, se ele for de tamanho grande acredito que seria possível de se fazer esse tipo de construção sem comprometer o espaço do terreno, mas para terrenos pequenos é mais complicado e talvez nem tão recomendável assim.

Entradas independentes

O segundo item que eu considero importante nesta avaliação é a possibilidade de você fazer entradas independentes, a casa do fundo precisa ter uma entrada separado da casa principal isto é um fator bastante importante para que você possa alugar e manter a sua privacidade na frente, bem como oferecer privacidade para pessoa que mora no fundo.

Corredor lateral

O grande problema desse tipo de construção é a que para pessoa entrar para o fundo geralmente ele precisa passar em um corredor lateral é muitas vezes o corredor é usado para abertura de janelas, o que acaba com a privacidade que você teria na casa principal. Portanto pensar em uma alternativa para resolver esse problema seria importante, como por exemplo, colocar as janelas em outro local deixando corredor livre para o acesso fundo.

Existem outros critérios que você poderia avaliar, mas acredito que pelo menos esses são itens importantes e fundamentais para você decidir se vale a pena construir duas casas em um terreno ou não.


Veja também: