Concreto usinado para o alicerce. Vantagens e cálculo de quantidade

Veja algumas vantagens de usar o concreto usinado no alicerce de uma casa ao invés do concreto tradicional. Saiba fazer o cálculo da quantidade necessária. Veja algumas vantagens do concreto usinado com o custo, a consistência, a praticidade no manuseio do mesmo. Veja algumas características importantes deste tipo material.

» Página Inicial

A maneira como uma casa é construída varia bastante de caso para caso e o uso dos materiais também podem ser diversos. Um exemplo simples é o concreto que pode ser preparado na hora e na própria obra pelos profissionais da construção que estiverem trabalhando ou pode-se comprar o concreto pronto, ou concreto usinado, como é normalmente conhecido. Na construção da minha casa o pedreiro solicitou que eu comprasse o concreto usinado para o alicerce e depois será usado também para a laje. Particularmente achei interessante e algumas razões para isso, veremos abaixo.

A fundação e o alicerce de uma casa são considerados itens de alta prioridade na construção de uma casa, onde deve ser levado em conta as boas práticas de construção e seguir as normas que o engenheiro civil estabelecer. Quem está construindo geralmente quer optar por redução de custo, mas esta é uma fase da obra onde não é muito prudente pensar em reduzir custos cortando processos ou materiais importantes para a segurança da casa.

Concreto usinado para a fundação

Para fazer a fundação é necessário furar com broca uma certa profundidade, não é possível, nem prudente estabelecer qual é essa profundidade, isto cabe ao engenheiro definir de acordo com o tipo de solo e as características da construção. Uma vez furada, essas brocas devem ser preenchidas com concreto usinado para formar as colunas que ficarão dentro do chão e que servirão de apoio ou base para o alicerce.

Na construção da minha casa foram necessárias 44 brocas de 5 metros de profundidade cada uma. A quantidade de brocas depende do tamanho da obra, metros lineares de paredes, existências de vão livre, vigas, altura da parede, etc. Tudo isto para casa térrea, pois em caso de sobrado a história é outra.

Quantidade de concreto usinado para a fundação

No meu caso foram gastos 15,5 metros cúbicos de concreto usinado para preencher as colunas feito pelas brocas. Neste caso o cálculo da quantidade é o seguinte:

Profundidade x diâmetro x diâmetro x quantidade.

Exemplo: 5 x 0,25 x 0,25 x 44 = 13,75

Veja que no meu caso a quantidade de concreto usinado foi maior que o resultado da fórmula, mas isto ocorre pois a fórmula é exata, mas a furação não é. Logo é possível que ela fique mais larga ou que em alguns casos a profundidade seja maior, portanto é sempre bom comprar um pouco a mais.

Concreto usinado para o alicerce

Feito as colunas de sustentação e etapa seguinte é a construção do alicerce. No meu caso foram gastos 12,5 metros cúbicos de concreto usinado para o preenchimento dele. Ao todo foram 160 metros lineares de baldrame.

Para calcular a quantidade basta seguir a mesma lógica aplicada no exemplo acima, mas agora considerando a seguinte fórmula:

Comprimento x altura x largura.

Exemplo: 160 x 0,25 x 0,25 = 10

De novo a quantidade indicada na fórmula foi menor do que a quantidade usada e a razão disso é a mesma já justificado acima.

Concreto usinado versus o tradicional

A minha opção por usar o concreto usinado para a fundação e também para o alicerce foi fundamentada em alguns fatores, como:

Custo do concreto usinado

Acredito que o valor dele irá variar muito de região para região, mas no meu caso os valores foram de R$ 210,00 e R$ 230,00 respectivamente. Isto porque comprei de empresas diferentes e como eu tinha pressa, tive de pagar mais caro.

Embora eu não tenha feito o cálculo exato de consumo de materiais para preparar o concreto na própria obra, me pareceu bastante econômico o uso do concreto usinado. Eu usei 8 metros cúbicos para fazer o alicerce de uma casa de 120 metros. Esta quantidade poderá ser maior ou menor dependendo de alguns fatores como a profundidade das colunas e a quantidade de paredes.

Praticidade

Outra vantagem do concreto usinado que percebi foi a praticidade, uma vez que o concreto vem pronto no caminhão betoneira, bastando apenas bombeá-lo nos locais desejados. Alternativamente ao bombeamento, pode-se distribuí-lo com o carrinho mesmo. Esta alternativa mais é indicada para alicerce, já que para a laje o bombeamento é quase obrigatório.

Fazer o concreto na betoneira é uma tarefa bem trabalhosa e se a área de concretagem for muito grande, então a situação tende a ficar mais complicada ainda. De fato usar métodos que dão maior praticidade à construção é sem dúvida nenhuma um bom caminho.

Rapidez

O concreto usinado proporciona rapidez na construção do alicerce ou da laje, por exemplo, bem como ele seca muito rápido no local. Isto é muito bom quando se tem pressa para terminar a obra. No meu caso, todo o alicerce foi feito em um dia até o horário do almoço e a tarde o concreto já estava muito consistente.

Algumas partes da construção pode ser feita aos poucos, mas há outras em que é necessário ser feita de uma única vez e a concretagem certamente é uma delas. Concretar lajes por exemplo, não pode ser feito de maneira gradual e sim em uma única sequência. Desta forma o concreto usinado resolve bem esse problema.

Consistência

Aliás consistência é a palavra chave. Segundo o pedreiro, uma das principais vantagens do concreto usinado é a sua consistência, uma vez que a mistura dele é altamente concentrada. Isto é indicado para alicerces, por exemplo que servirá como sustentação da casa.

O mesmo acontece com lajes, calçadas. contrapiso e outras partes que levam grande quantidade de concreto. Sua consistência é de fato muito boa, seca rápido e por esse motivo o ideal é que a área concretada seja molhada todos os dias para evitar trincas ou rachaduras. Isto deve ser feito por alguns dias até ela concluir o processo de cura.

Quando não vale a pena usar concreto usinado?

Existem algumas situações em que não vale a pena usar, não porque ele não seja útil para essas situações, mas por questão de logística, pois as empresas que fornecem o concreto usinado fazem a entrega dele a a partir de uma quantidade mínima de metros cúbicos. Então se você precisa de 1 ou 2 metros cúbicos de concreto, dificilmente irão entregar essa quantidade. Nesses caso o melhor é fazer o concreto na betoneira.

Há também os casos em que você precisa do concreto não em um momento exato, mas durante todo o dia em pequenas quantidades. Então o concreto usinado não seria uma opção, pois ele será entregue e descarregado de uma vez, logo, não atenderia a esta situação.


Veja também: