Como construir em um terreno 5x25? Que tipo de planta daria certo?

O que dá pra fazer em termos de construção em um terreno que mede 5 metros de largura e 25 metros de comprimento? Esse tipo de terreno dificulta muito oração de uma planta de uma casa?

» Página Inicial

As medidas de um terreno são fundamentais para que você consiga elaborar mais facilmente não só a planta como todo o projeto de uma casa, no caso de terrenos muito estreitos a dificuldade é bem maior pra você conseguir ocupar o espaço de forma a atender à legislação da sua cidade sobre a construção civil e também criar uma planta que seja adequada a sua necessidade em termos de construção e moradia.

Quando eu estava procurando um terreno para comprar visando a construção da minha casa fiquei muito interessado em um terreno que media 5 metros de largura e 25 metros de profundidade. Acho que se não fosse pelo fato de minha esposa se opor eu teria comprado o terreno, isto porque a localização dele era excelente e atendia perfeitamente aquilo que eu estava buscando em termos de bairro e localização para moradia.

Planta

Mas o problema residia em construir uma casa que atendesse às nossas necessidades dentro de um terreno com limitações tão grande como era a largura dele. Fizemos alguns rascunhos de plantas visando tentar encontrar a melhor maneira de fazer a nossa casa, que não poderia ser muito pequena, dentro daquele espaço, mas realmente notamos que seria muito difícil chegar a uma planta adequada.

Casa pequena ou sobrado

As duas alternativas de plantas para terreno com essas dimensões creio que são as seguintes: a primeira é construir uma casa pequena encostada na divisa e com corredor do outro lado, considerando que você precisa deixar pelo menos um metro e meio de corredor, então sua casa ficaria com 3 metros e meio de largura. A segunda alternativa seria você fazer um sobrado e assim você conseguiria aproveitar o espaço vertical para conseguir fazer uma casa maior. Como no nosso caso nenhuma das duas alternativas era a que gostaríamos de fazer tivemos de abrir mão da compra do terreno e partir para outro lote em outro lugar

Modelos de plantas

Para aqueles que tem um terreno com medidas de 5 metros por 25 e precisam de ideias, abaixo estou relacionando duas alternativas com galeria de imagens de inúmeras plantas para serem analisadas. Creio que seja o ideal para a maioria dos casos.

Não há muito o que fazer além do que está sendo mostrado nas imagens das galerias acima. Creio que isto resolve o problema, ou seja, um sobrado ou uma casa pequena e comprida.

Alternativas

Veja abaixo algumas ideias que poderiam ser aproveitadas em termos de plantas e projetos de casa para um terreno com uma medida igual ou similar a essa de 5 por 25.

Algumas perguntas e respostas

Mas por que ter um terreno com uma largura tão estreita como esta?

Pois é. Esta é uma pergunta bastante intrigante pois de fato fica esse questionamento do que levam as pessoas a criar um terreno com 5 m de largura apenas. Bem, no caso que citei acima, do terreno que eu fui ver para comprar, o que aconteceu é que a pessoa dividiu um terreno que era de 10 m de largura e com isso resultou em dois terrenos de 5 m. Inclusive o outro terreno já tinha uma construção.

Sem entrar no mérito e no porquê levou a pessoa a tomar uma decisão como esta, o resultado definitivamente não foi bom.

Como é um bairro bastante antigo, o mais provável é que essa divisão foi feita há muito tempo, pois atualmente a prefeitura não permite mais esse tipo de divisão de terreno que resulte em medidas fora do padrão, como este.

É possível dividir um terreno em dois ou até em três?

Sim, isto é possível, mas é preciso levar em consideração diversas características para que seja feito de maneira correta.

A principal característica é o tamanho resultante dos novos terrenos. Se com o resultado da divisão, gerar terrenos abaixo do padrão mínimo que a prefeitura estabelece para aquele município, logo esta divisão não poderá ser feita.

É importante considerar que esse tamanho mínimo a qual me referi não é um padrão nacional e cada prefeitura pode adotar tamanhos diferentes. Normalmente as cidades têm o chamado plano diretor que estabelece uma série de diretrizes para a cidade como um todo, dentre eles está a definição de novos loteamentos, construção civil, padrões de calçadas, ruas e também possivelmente a inclusão dos tamanhos mínimos dos novos terrenos.

Mas e os terrenos que já foram divididos no passado e que ficam abaixo desse tamanho mínimo?

Como expliquei acima, quando isto é feito no passado o que acontece é que vai continuar assim. Normalmente o plano diretor estabelece as diretrizes para os novos terrenos e não regulamenta aquilo que já foi feito.

Com isso, os novos terrenos e as novas construções precisam atender as diretrizes atuais, mas aqueles que já foram feitos devem ser mantidos, porque não havia uma regulamentação específica na época ou porque as novas regulamentações não tratam desta questão em particular.


Veja também: