Box de banheiro com vidro, PVC ou acrílico? O que é melhor?

Qual é o tipo de box mais indicado para um banheiro residencial: seria o box de vidro, de PVC ou acrílico o mais indicado? Quais as vantagens e desvantagens de cada um desses tipos de material para o box do banheiro?

» Página Inicial

O box para banheiro representa um recurso bastante importante e que contribui muito para organização e limpeza deste ambiente. Por incrível que pareça, existem pessoas que não gostam da ideia do box do banheiro, existem casas que de fato não tem, mas isto realmente não é uma boa ideia e de alguma forma você precisa sim ter uma separação entre a área de tomar banho e as demais áreas do banheiro.

Os materiais mais usados para a confecção do box de banheiro vidro, PVC e acrílico. Normalmente esses materiais são utilizados por não terem a absorção de água oferecer além de tudo boa resistência quanto ao uso ao longo do tempo. Cada um deles apresenta algum tipo de vantagem e consequentemente alguma desvantagem quanto ao seu uso. Vejamos abaixo algumas considerações.

Acrílico

O material acrílico é bastante utilizado para confecção de box de banheiro e sua vantagem está no custo que é bem mais barato e a sua boa resistência quanto ao uso. Outro ponto também a favor deste material está no fato dele ser leve e por isso ter boa resistência, quando usado de forma adequada. Como desvantagem está o fato dele ser um material de certa forma frágil e pode quebrar se receber batida forte. O suporte que segura este tipo de box é feito de alumínio e às vezes as travas que ficam entre o alumínio é o acrílico pode romper tornando o seu uso mais complicado. Acredito que seja um dos materiais mais utilizados atualmente em boa parte dos banheiros residenciais.

Veja aqui alguns exemplos:

PVC

O PVC também é utilizado em algumas situações para a construção de box de banheiro, usado especialmente quando você quer colocar um box sanfonado e seu uso pode ser também de forma diversa. A vantagem deste material é o custo que é provavelmente um dos mais baixos e o fato dele ser bastante flexível que permite você criar box sanfonado como foi dito anteriormente. Como desvantagem é um material bastante simples para esta aplicação e consequentemente ele não dá um acabamento robusto e de qualidade.

Veja aqui alguns exemplos:

Vidro ou blindex

Mas os vidros ou o blindex são uns dos materiais mais comuns para box de banheiro que tem como vantagem a sua alta resistência, exceto em caso de batida muito forte. Por ser transparente e ele também proporcionar uma agradável sensação estética no banheiro e não cria uma divisão visual. Como desvantagem existe o fato do vidro exigir uma manutenção mais constante e algumas pessoas reclamam das dificuldades de mantê-lo limpo, uma vez que o vidro existe uma limpeza mais delicada e nem sempre ele consegue se manter limpo por muito tempo.

Veja aqui alguns exemplos:

Tecido

Existem alguns locais onde se opta por aquela cortina improvisada com um varão em cima e uma cortina de tecido, geralmente um tecido plástico para evitar que ele fique encharcado. É uma solução que pode ser usada provisoriamente enquanto não se tem um box definitivo ou mesmo com uma solução definitiva quando você pretende economizar com a compra e instalação de outro modelo de box.

Mas é uma solução não tão eficiente, especialmente porque o varão tende a soltar e que o tecido plástico as vezes precisa ser retirado para lavagem, que pode não ser nenhum problema afinal.

Veja aqui uma galeria de imagens com modelos de cortina para box de banheiro.

Sem box

Como já citado acima, existem casos em que as pessoas optam por não colocar nenhum tipo de box ou separação entre a área de tomar banho e as demais dependências do banheiro. Se o banheiro for bem grande, isso é até possível e pode às vezes não comprometer tanto, mas como sabemos, a maioria dos banheiros em residências no Brasil são relativamente pequenos e portanto isso traria uma dificuldade bem maior para manter o banheiro limpo e organizado.

Devemos levar em consideração casos especiais, onde existam pessoas com algum tipo de deficiência o que exija cuidados especiais na hora de tomar banho. Nesses casos o box pode ser um problema ou uma limitação. Portanto é preciso olhar com atenção também este caso e talvez ai a ideia de não utilizar nenhum tipo de box pode ser interessante.


Veja também: