Vantagens e desvantagens de construir um sobrado.

Será que é mais vantajoso fazer a construção de um sobrado ao invés de uma casa térrea? Quais são as vantagens que ele oferece em termos de construção e de moradia? Existem também as vantagens que precisam ser consideradas?

 

Como quase tudo na vida há vantagens e desvantagens que devemos colocar na balança antes de optarmos por uma coisa ou outra. A construção de uma casa térrea ou sobrado entra definitivamente nessa questão que é preciso fazer perguntas para entendermos aquilo que é mais conveniente para as nossas necessidades internas de construção de moradia. A construção de um sobrado é sem dúvida nenhuma um ponto delicado e precisa ser levado em conta diversos aspectos antes de tomar a decisão certa. Como não existe uma fórmula para esta decisão, no meu ponto de vista imagino que os itens abaixo possa ser levado em conta em termos de vantagem e desvantagem desse tipo de construção.

Vantagens

Aproveitamento do terreno. Você consegue aproveitar melhor o terreno uma vez que fará o aproveitamento vertical dele mesmo que não seja um terreno tão grande você consegue fazer uma construção maior, com maior número de dependências e talvez assim resolvendo a sua necessidade de espaço.

Imponência. No sobrado é uma construção um pouco mais imponente e muitas pessoas valorizam isso, o que torna a construção mais valorizada em termos de mercado. Este é um aspecto bastante importante para quem pretende pensar em negócios do futuro.

Separação dos ambientes. Normalmente as pessoas ao construir um sobrado colocam os quartos ou dormitórios na parte superior e no piso térreo a área social, como sala, cozinha, banheiro e outros ambientes de uso geral. Esta separação também é um importante aspecto é o sobrado consegue fazer isso muito bem.

Desvantagens

Acesso. Um dos grandes problemas da construção do tipo sobrado é a questão do acesso, já que você precisará fazer escadas para ter acesso ao piso superior e naturalmente que enquanto você é jovem isso não é problema nenhum mas quando a idade chegar isso poderá ser um problema mais sério. Conta aí o fato de haver a possibilidade de uma pessoa ser acometido de alguma enfermidade se depender de cadeira de rodas para se locomover e neste caso o sobrado fica completamente inviável.

Custo. Outro ponto importante que é tido como desvantagem é o custo que você tem para construir um sobrado, já que você precisa de uma estrutura muito maior, mais tempo de construção, consumirá muito mais material é o custo da mão de obra acaba sendo também mais cara.

Manutenção. Evidentemente que quando maior e mais complexa for uma casa, maior também será a sua manutenção, como a limpeza diária, faxinas, manutenção estrutural, etc. É claro que para muitas pessoas isto não é um problema, afinal, tem gente que tem dinheiro e paga para fazer, mas se este não for o seu caso, pense nisso.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos