Vale a pena fazer um jardim de inverno em uma residência?

Será que vale mesmo a pena construir um jardim de inverno em uma casa? Quais seriam as vantagens de você ter esse tipo de ambiente integrado a uma residência no Brasil? Quais são as justificativas?

 

A criação de um jardim de inverno depende muito do projeto e da necessidade que você tem na sua casa. Existem algumas situações que o jardim de inverno desempenha um papel fundamental no projeto arquitetônico permitindo criar áreas de iluminação e ventilação e assim desenvolve um papel importante e fundamental do projeto da casa como um todo. Portanto é necessário inicialmente entender qual é o papel que o jardim de inverno irá desempenhar para então concluir se vale a pena ou não.

Casa na divisa

A primeira situação em que jardim de inverno exerce grande importância é quando você precisa fazer a construção da sua casa na divisa do terreno. Nesses casos não é possível você fazer abertura de janelas para entrada de ar e iluminação uma vez que a casa estará na divisa e portanto você não pode abrir uma janela voltada para o terreno do seu vizinho. Nessas situações por jardim de inverno deve ser feito criando assim na área de ventilação e iluminação através de janelas que podem ser abertas dos quartos para o jardim de inverno.

Paisagismo

Existe outra situação em que vale a pena você fazer um jardim de inverno que é quando você deseja criar um ambiente de paisagismo dentro da sua casa. Nesse caso o jardim de inverno exerce em papel diferente e ele pode inclusive ser feito dentro de uma sala, dentro de um quarto ou de outro ambiente qualquer na sua casa. A diferença é que nesse caso ele pode ser um espaço pequeno uma vez que ele não tenha necessidade de ter aberturas de janelas como ocorre no exemplo anterior.

Área privativa

Algumas pessoas podem também criar um jardim de inverno para ter uma área privativa dentro da sua casa como um ambiente para ser usado no inverno em quando faz muito frio lá fora, inclusive o termo jardim de inverno vem exatamente dessa ideia de você ter um espaço externo mais interligado a sua casa para ser usada exatamente nos meses de inverno.

A conclusão é que vale a pena você fazer um jardim de inverno quando há uma necessidade clara, caso contrário não é o tipo de coisa que deve ser feita simplesmente por fazer. Embora existam outras aplicações, creio que as citadas acima seja de longe as principais razões que levam as pessoas a criar um jardim de inverno em sua casa e sobre esse ponto de vista eu diria que vale a pena.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos