Vale a pena construir uma casa, do ponto de vista econômico?

Pensando economicamente, é vantajoso construir uma casa ao invés de comprá-la pronta? Será que o esforço, tempo e dedicação na construção de uma obra é mais viável em termos de economia?

 

Se pensarmos apenas do ponto de vista econômico é possível afirmar com certeza de que é mais compensativo fazer a construção de uma casa do que comprar pronta. A razão para esta conclusão é que se você considerar todo custo terá para fazer a construção, mais o valor do terreno que você deverá comprar, ainda assim ficaria mais baixo do que se tivesse comprado uma casa pronta. Não existe necessariamente um percentual que podemos aplicar, mas na maioria dos casos é mais compensativo economicamente fazer a construção.

Exemplo:

Posso citar como exemplo a minha casa que construir recentemente. No meu caso eu paguei aproximadamente 130 mil reais pelo terreno e gastei até o momento aproximadamente 110 mil reais na construção da casa. Ela ainda não está totalmente pronta e ainda faltam algumas coisas para serem feitas, mas acredito que com mais 50 mil reais eu consigo deixá-la do jeito que eu gostaria e totalmente terminada.

Considerando então os valores acima é possível chegar a um valor de aproximadamente 300 mil reais com o terreno é a construção totalmente pronta. Para que vocês tenha uma ideia existem algumas casas aqui no condomínio que estão sendo negociadas e embora elas tenham um padrão pouco melhor do que a minha, os valores giram em torno de 500 e 600 mil reais. Se eu considerar que a minha possa valer menos em função de ter sido feita com padrão um pouco inferior a estas, ainda sim eu diria que ala valeria de 400 a 450 mil reais depois de pronta.

Desta forma é possível concluir que existe sim uma diferença significativa em termos de economia quando você se dispõe a fazer a construção da casa. Contudo existem outros fatores também que podem ser considerados como a questão de tempo. A vantagem de comprar a casa pronta é que em pouco tempo você passa para dentro dela, enquanto que na construção terá longos meses de trabalho, dedicação e esforço para conseguir fazer a conclusão da obra. Mas como o assunto do artigo é analisar do ponto de econômico então acredito que o resultado seja positivo.

Antes de construir, considere:

O momento. Apesar de ser uma boa opção, nem sempre o momento é favorável, pois existem épocas de crises econômicas onde as pessoas optam por não investir e portanto pode ser que uma casa a venda não tenha compradores interessados ou que o preço abaixe muito não compensando a venda.

Financiamento. Outra coisa importante é pensar em um padrão de casa que seja adequado ao financiamento habitacional, pois grande parte das pessoas que compram casa é via financiamento habitacional ou usam pelo menos parte do dinheiro para este fim.

Localização como atratividade. Onde você pretende construir a casa? Isto será um dos itens mais importantes na hora da venda e inclusive ajudará a melhorar o preço do imóvel. Casas em condomínios, por exemplo são as opções mais indicadas hoje em termos de boa localização.

Entre outros.

 

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos