Vale a pena construir uma casa de 1 dormitório apenas?

Será que vale a pena fazer a construção de uma casa de apenas um dormitório? Quais as desvantagens dos problemas que uma pessoa poderia ter que esse tipo de construção pensando numa eventual possibilidade de venda no futuro?

 

De fato a preocupação com o projeto de uma casa é de vital importância pois além de termos de pensar na necessidade que temos no momento para efeito de moradia é preciso pensar também na aplicabilidade do projeto em termos de valorização do imóvel visando uma possível venda no futuro. Partindo deste princípio é importante considerar o que as pessoas procuram para comprar e quais os projetos são mais valorizados na hora de uma transação de compra e venda de um imóvel qualquer.

Imóvel de um dormitório

Uma casa de um dormitório é sem dúvida nenhuma um projeto bastante complicado em termos de venda e sobre esse aspecto acredito que não seja uma boa ideia pensar em construir uma casa de um quarto apenas. A razão para isso é que a maioria das pessoas que constrói ou compram uma casa são pais de famílias e portanto a casa visa atender às necessidades da família como um todo, logo não é difícil entender que um dormitório não atende às necessidades de praticamente a maioria esmagadora das famílias brasileiras que têm pelo menos dois filhos.

Acredito que vale a pena você construir uma casa de 1 dormitório para atender uma necessidade pontual e momentânea, desde que o seu projeto contemple a possibilidade de uma expansão da construção em caso de necessidade. Se for considerado desta forma então acredito que não exista problema em fazer uma construção desse tipo. O problema reside quando você fecha o projeto não possibilitando a expansão do imóvel e aí ele ficaria muito restrito em termos de comércio.

Casas populares

As casas populares como aquelas que são vendidas através do financiamento Minha Casa Minha Vida do governo federal geralmente são de 2 dormitórios, pelo menos. Mesmos os apartamentos populares que são vendidos por aí, também contempla no mínimo 2 dormitórios e isto é para atender a necessidade mínima que as famílias em termos de moradia atualmente.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos