Vale a pena construir casa de frente para morar e fundo para alugar?

Será que é uma boa construir duas casas no mesmo terreno, sendo uma delas para a moradia e a outra do fundo para aluguel? Qual a vantagem de você fazer a construção de duas casas com este propósito?

 

A construção de duas casas no mesmo terreno, sendo uma delas para aluguel foi uma prática muito comum passado e muitas das construções que temos hoje segue basicamente este modelo, especialmente nas construções mais antigas nas regiões mais tradicionais das cidades. Mas atualmente será que esse modelo é viável? Será que isso traria de fato algum benefício ou poderia trazer mais dor de cabeça do que resultados práticos?

É difícil dizer e cada pessoa deverá avaliar se vale a pena ou não, mas existem alguns indicadores importantes que devemos considerar neste caso. Primeiro deles creio que é o tamanho do terreno, se ele for de tamanho grande acredito que seria possível de se fazer esse tipo de construção sem comprometer o espaço do terreno, mas para terrenos pequenos é mais complicado e talvez nem tão recomendável assim.

Entradas independentes

O segundo item que eu considero importante nesta avaliação é a possibilidade de você fazer entradas independentes, a casa do fundo precisa ter uma entrada separado da casa principal isto é um fator bastante importante para que você possa alugar e manter a sua privacidade na frente, bem como oferecer privacidade para pessoa que mora no fundo.

Corredor lateral

O grande problema desse tipo de construção é a que para pessoa entrar para o fundo geralmente ele precisa passar em um corredor lateral é muitas vezes o corredor é usado para abertura de janelas, o que acaba com a privacidade que você teria na casa principal. Portanto pensar em uma alternativa para resolver esse problema seria importante, como por exemplo, colocar as janelas em outro local deixando corredor livre para o acesso fundo.

Existem outros critérios que você poderia avaliar, mas acredito que pelo menos esses são itens importantes e fundamentais para você decidir se vale a pena construir duas casas em um terreno ou não.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos