Vale a pena comprar uma casa pelo Minha Casa Minha Vida?

Será que vale a pena entrar neste programa Minha Casa Minha Vida para fazer o financiamento da casa própria ou este programa não é muito recomendado? Vale a pena ou não?

 

Primeiro é preciso considerar a necessidade de cada pessoa e avaliar as opções que ele tem disponível para compra da casa própria, portanto não é possível dizer se vale a pena ou não financiar uma casa pelo programa Minha Casa Minha Vida sem antes de levar em consideração as necessidades e as possibilidades de cada pessoa, bem como a predisposição que ela tem em assumir um financiamento de longo prazo, como é o caso dos financiamentos habitacionais.

De uma maneira geral eu acredito que valha a pena para aquelas pessoas que têm de fato a necessidade de ter a sua própria casa e não dispõe de recursos para comprar o imóvel e pagar à vista, nesses casos o Minha Casa Minha Vida pode ser uma boa alternativa pois existem diversos atrativos que facilitam bastante a compra de um imóvel, especialmente por pessoas de baixa renda. Dentre os atrativos e as vantagens do programa eu cito as seguintes:

Juro baixo

A primeira grande característica deste programa é que trabalha com uma das menores taxas de juros para financiamento ou linha de crédito em geral. Normalmente quem compra uma casa financiada pela caixa em um financiamento tradicional paga juros de 8% ao ano ou até mais que isso, já pelo programa Minha Casa Minha Vida a taxa de juros geralmente fica em 4.5% ao ano e portanto é sem dúvida nenhuma um grande atrativo.

Subsídio

O segundo item que eu considero também uma característica vantajosa deste programa é que para muitas famílias o governo oferece ainda um subsídio o que é na verdade um valor financeiro que o governo dispõe para pagar parte do valor do imóvel e assim deixar o saldo devedor menor para ser financiado. Desta forma se você diminui o valor do financiamento e ainda faz o mesmo com uma taxa de juros bem mais baixo. Com isso o resultado é que você consegue financiar mais se pagar menos, logo isto é uma alternativa bastante interessante.

Sair do aluguel

Mas grande atrativo para quem quer financiar uma casa é mesmo sair do aluguel e poder pagar aquilo que é seu, nesta forma é possível afirmar que as pessoas que estão pagando o aluguel e que tenha possibilidade de comprar a casa própria através de um financiamento como é o caso do Minha Casa Minha Vida, creio que ele seja uma excelente alternativa para fazer isto e neste caso acredito que vale a pena se entrar no programa.

Valorização do imóvel

Além dos atrativos acima citados é preciso lembrar que ao comprar qualquer imóvel, no fundo você está fazendo um investimento a longo prazo, logo, a opção de compra de imóvel sempre é vista como boa alternativa para emprego de um capital. Por mais barato que seja, o imóvel terá uma valorização muito acima de outras opções de investimentos, isto se considerado a longo prazo e incluindo também os benefícios que ele proporciona, como o fato de você morar nele.

Dignidade

Uma das coisas que mais buscamos, materialmente falando é a compra da casa própria. Isto traz às pessoas um senso de dignidade e é muito natural que isso ocorra, afinal é um dos bens mais essenciais para as famílias, em qualquer lugar do mundo e aqui não é diferente.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos