Uso de fachada envidraçada ou de vidro está na moda?

Será que o uso de fachadas envidraçadas está mesmo na moda no Brasil atualmente em termos de construção civil? Porque as pessoas estão usando tanto vidro na frente das residências com altas janelas, por exemplo?

 

De fato é possível notar inúmeras construções atualmente uma tendência bem maior pelo uso de vidro na fachada dos imóveis residenciais. Os chamados blindex o outro tipo de estratégia com o uso do vidro é bastante comum na construção de casas atualmente, dentre as principais estratégias estão grandes portas de correr, enormes janelas horizontais, fachadas verticais com preenchimento de vidro e outros formatos. Mas será que tudo isto é mesmo uma tendência que veio para ficar e quais as vantagens e possíveis desvantagens desse tipo de uso?

Vantagens

O lado bom de usar vidro na fachada da casa e que você consegue produzir um efeito estético bastante atraente uma vez que o vidro pode ser combinado com inúmeros tipos de acabamento nas paredes e na frente das casas. Uma frente envidraçada também dá uma sensação de leveza e uma sutileza muito grande, tornando muito atraente o uso deste material por produzir este é feito bastante benéfico para casas residenciais

Fragilidade

Mas o uso de vidro exige muito cuidado e evidentemente o maior deles é pela sua fragilidade. Portanto ao usar vidro em acesso você acaba também se expondo este lado frágil e consequentemente é preciso pensar onde você está construindo, que que tipo de perigos a rua oferece em termos de objetos que poderiam ser lançados contra a sua fachada envidraçada, entre outros.

Conforto térmico

Existe também um problema bastante sério com o uso de muito vidro na frente de uma casa que é o fator térmico. Se esta frente estiver voltada para o sol da tarde, por exemplo, você corre o risco de ter um aquecimento muito grande do interior da sala, isto porque o vidro é transparente e ele não bloqueia os raios solares que provocam o aquecimento da superfície dos ambientes onde ele tenha uma incidência direta. Com isso você precisa ter uma preocupação muito maior e criar estratégias para bloquear os efeitos solares sob pena de ter uma sala um ambiente muito aquecido nos dias de verão onde a incidência de raios solares é extremamente forte em boa parte do país.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos