Tomadas para ar condicionado é diferente?

As tomadas para serem usadas com aparelhos de ar condicionado são diferentes das demais tomadas que você coloca na sua casa? Quais as características que essa tomada precisa ter é porque ela é diferente das demais?

 

A instalação de um ar condicionado em uma residência é um processo que pode variar de simples a complexo dependendo do local onde você for colocar o aparelho e das características peculiares do imóvel. O cenário mais fácil se você colocar em uma parede que tenha um acesso externo livre para que você possa colocar a parte externa do ar condicionado na parede de fora é a parte interna na parede dentro, fazendo uma ligação entre elas através da parede. Quando isso não acontece é necessário improvisar e aí pode ser mais complicado instalação.

Tomadas para o ar condicionado

Outra característica importante na instalação do ar condicionado é que normalmente esses aparelhos funcionam com energia de 220 volts e normalmente as tomadas que temos em casa são de 110 volts e com isso temos a incompatibilidade. Se você está construindo a casa ou reformando e pretende colocar um ar condicionado então você precisa já deixar pronto uma tomada 220 para você poder ligar o aparelho, mas se a casa já está pronta e você é apenas quer fazer a instalação do ar é necessário fazer adaptação de uma tomada 220 para atender às necessidades desses aparelhos.

Na prática a única diferença que existe nas tomadas para ar condicionado em relação às demais tomadas que você tem na sua casa é o fato dessas ter descer com energia 220 volts, fora isso não há diferença alguma e você poderá utilizar uma tomada qualquer que você tenha desde que ela seja do novo padrão já que os aparelhos novos de ar condicionados todas já vêm com a tomada de 3 pinos que é o padrão de tomadas atual no Brasil.

É muito importante fazer uma boa instalação do ar condicionado para evitar problemas durante o uso e consequentemente um gasto excessivo de energia elétrica, já que esses tipos de aparelhos costumam gastar bastante energia e se houver problemas na instalação o gasto poderá ser maior ainda trazendo bastante dor de cabeça.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos