Tomadas para ar condicionado é diferente?

As tomadas para serem usadas com aparelhos de ar condicionado são diferentes das demais tomadas que você coloca na sua casa? Quais as características que essa tomada precisa ter é porque ela é diferente das demais?

» Página Inicial

A instalação de um ar condicionado em uma residência é um processo que pode variar de simples a complexo dependendo do local onde você for colocar o aparelho e das características peculiares do imóvel. O cenário mais fácil se você colocar em uma parede que tenha um acesso externo livre para que você possa colocar a parte externa do ar condicionado na parede de fora é a parte interna na parede dentro, fazendo uma ligação entre elas através da parede. Quando isso não acontece é necessário improvisar e aí pode ser mais complicado instalação.

Tomadas para o ar condicionado

Outra característica importante na instalação do ar condicionado é que normalmente esses aparelhos funcionam com energia de 220 volts e normalmente as tomadas que temos em casa são de 110 volts e com isso temos a incompatibilidade. Se você está construindo a casa ou reformando e pretende colocar um ar condicionado então você precisa já deixar pronto uma tomada 220 para você poder ligar o aparelho, mas se a casa já está pronta e você é apenas quer fazer a instalação do ar é necessário fazer adaptação de uma tomada 220 para atender às necessidades desses aparelhos.

Na prática a única diferença que existe nas tomadas para ar condicionado em relação às demais tomadas que você tem na sua casa é o fato dessas ter descer com energia 220 volts, fora isso não há diferença alguma e você poderá utilizar uma tomada qualquer que você tenha desde que ela seja do novo padrão já que os aparelhos novos de ar condicionados todas já vêm com a tomada de 3 pinos que é o padrão de tomadas atual no Brasil.

É muito importante fazer uma boa instalação do ar condicionado para evitar problemas durante o uso e consequentemente um gasto excessivo de energia elétrica, já que esses tipos de aparelhos costumam gastar bastante energia e se houver problemas na instalação o gasto poderá ser maior ainda trazendo bastante dor de cabeça.

Dicas

Perguntas e respostas

Tomadas telefônicas versus tomadas elétricas, qual a diferença?

Existem sim diversas diferenças entre esses dois tipos de tomadas, sendo que a aplicação de cada uma delas atende a propósitos diferentes e com isso elas acabam herdando nomes parecidos mas a sua aplicação é bem diferente.

Tomadas elétricas: São os dispositivos que se conectam à rede elétrica através de uma ficção específica para permitir o uso de aparelhos eletroeletrônicos em uma casa ou prédio qualquer. Os modelos antigos eram compostos de duas entradas de pinos, sendo um positivo e um negativo, mas o modelo e padrão atual utiliza três pinos, sendo o terceiro deles o terra.

Veja aqui algumas imagens de tomadas elétricas.

Tomadas telefônicas: É um tipo de tomada específica para ser usada na rede telefônica e ela tem uma única entrada no padrão RJ45 que permite a ligação do plug do telefone e assim permitir que o mesmo funcione corretamente.

Veja aqui algumas imagens de tomadas telefônicas ou tomadas de telefone.

Tomadas coloridas, quando usar em uma casa?

De fato o uso de tomadas coloridas não é muito comum na maioria das construções de casas e outros tipos de construções no Brasil. Contudo existem muitos modelos de tomadas e interruptores de várias coisas que visam atender situações específicas e gostos específicos de casas pessoa. Mas a pergunta é onde usar esse tipo de tomada e interruptor? Quando fica legal você colocar esses itens coloridos na sua casa e em quais situações é necessário você se evitar?

Quartos de criança

Uma boa aplicação para tomadas e interruptores coloridos poderiam ser usadas em quartos de crianças, normalmente os pais costumam decorar bastante os quartos de criança e nesse caso as cores tem um valor bastante forte. Normalmente faz o uso de objetos coloridos e a tendência é deixar o quarto mais alegre e mesmo mais criativo visando o benefício da criança neste caso de repente o uso de tomadas e interruptores coloridos pode ser usado em harmonia com a decoração que estiver sendo feito e portanto pode ser uma peça importante de decoração.

Buffet infantil e salão de festa

Outra situação em que se pode usar também tomadas interruptores coloridos é em decoração de buffet infantil e salão de festas para crianças, nesses ambientes também é comum abusar um pouco das cores em vários objetos, na pintura, entre outros. Portanto usar em harmonia com a decoração do ambiente, uma tomada e interruptor colorido também poderia ser usado visando criar harmonia com as cores que estiver sendo usado.

Pinturas especiais

Existem situações em que as pessoas fazem uma pintura de uma cor bastante forte, como um caso de alguns tipos de empresas e comércios onde há uma cor predominante. Nesse caso usar uma tomada o interruptor da mesma cor da tinta que foi aplicado na parede pode ser útil para ajudar na harmonia e não ficar uma tomada branca ou cinza no meio de uma cor vermelha ou azul, por exemplo. Neste caso a cor da tomada não deve contrastar com a cor que foi usado na parede e o ideal é que eu seja da mesma cor para criar uma harmonia e não contrastar cores que não é o caso.


Veja também: