Tomadas: o que é e para quer serve em uma casa

O que são tomadas elétricas e qual a sua utilidade dentro de uma casa residencial? Qual o papel que as tomadas exercem em orgia dentro de uma casa no sentido de proporcionar usabilidade e conforto aos moradores?

 

Tomadas elétricas são dispositivos que permitem a conexão de aparelho elétrico eletrônicos a rede de energia elétrica para o correto funcionamento desses. A tomada está ligada internamente a rede elétrica através de um sistema de fiação e ela permite a conexão de aparelhos elétricos através dos plugs adequados para que os mesmos posso receber a carga de energia elétrica que preciso para funcionar.

110 e 220 volts

As tomadas inicialmente têm uma característica que é a sua voltagem, dependendo da região do país que você estiver é mais usual o uso de tomada de 110 volts, em outras regiões é mais comum o uso de tomadas de 220 volts. Estado de São Paulo e outras regiões próximas o padrão 110 é mais usado, mas mesmo assim existem situações que é necessário ter tomadas 220, como é o caso de uso de aparelhos de ar condicionado e outros tipos de máquinas que são específicas para o uso desse tipo de voltagem.

Quantidade de tomadas

A quantidade de tomadas que são colocadas em uma casa é de vital importância hoje pelo fato de dependemos muitos da energia elétrica para movimentar os diversos aparelhos eletro eletrônicos que temos em casa. Desta forma a distribuição das tomadas é a quantidade de telas em uma residência é parte importante do projeto elétrico de uma casa. Em cômodos de tamanho médio ou grande o ideal é ter pelo menos uma tomada por parede para permitir o fácil acesso e uso de aparelhos elétricos em qualquer ambiente da casa.

Importância das tomadas

Como já citado acima hoje temos muitos aparelhos eletroeletrônicos em casa e é por esse motivo a necessidade de termos diversas tomadas disponíveis para uso desses aparelhos e portanto a sua importância é fundamental para a boa usabilidade da casa e permitir um mínimo de conforto aos moradores que fazem o uso da energia para diversos fins desde aqueles essenciais até outro de menor importância.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos