Tomadas elétricas no Brasil, o que você precisa saber

O que é necessário saber sobre as tomadas elétricas e seu uso no Brasil? Quando é feito a construção de uma casa, quais são as informações importantes para se considerar sobre tomadas elétricas?

 

Bem, primeiro é preciso saber que você irá gastar um bom dinheiro com tomadas na construção de uma casa. Mas o preço delas é baixo? Sim, é, mas você usa uma quantidade muito grande e no montante final o valor cresce bastante.

Tomadas modulares

As tomadas modulares versus as tomadas prontas é um ponto importante para se considerar também. AS modulares são melhores no sentido de você montar a tomada do jeito que quiser, isto é, poderá coloca tomada simples, dupla, tripla, conjugada com apagador e tudo isso poderá ser definido na hora da colocação. Mas elas são mais caras do que as tomadas prontas.

110 volts ou 220 volts

No estado onde eu moro (SP) o padrão é 110 volts e com isso a maioria dos aparelhos elétricos, eletrodomésticos, máquinas e outros são encontrados no padrão 110 volts, o que significa que preciso adotar tomadas 110v para usar esses equipamentos.

Contudo existem casos em que alguns aparelhos usam por padrão a voltagem 220 como acontece com o aparelho de ar condicionado e alguns tipos de máquinas. O chuveiro também é outro bom exemplo onde é indicado usar 220, principalmente se você tiver mais de um. Então mesmo que você adote 110v para toda a casa é importante pensar em deixar algumas tomadas para atender esses equipamentos mais específicos.

Veja alguns modelos de tomadas

Tomadas elétricas e outros usos

Um detalhe muito importante que você presa saber é que não pode usar uma canaleta para passar fio elétrico e outros fios de telecomunicação, como telefone, TV a cabo, cabo de internet, entre outros. Com isso aquele velho hábito de criar tomadas de múltiplos usos como energia elétrica e também o cabo da TV não é mais permitido e você precisará ter tomadas separadas para cada um desses usos.

Dicas úteis:

Como instalar tomadas e interruptores

Veja abaixo um vídeo que mostra a instalação de tomadas e interruptores

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos