Tomadas elétricas duplas é melhor do que as simples?

Será que o uso de tomadas duplas são melhores ou aproveitam melhor o espaço do que as tomadas simples onde é possível conectar apenas um aparelho de cada vez? Quais as vantagens de ter tomado as duplas ao invés de simples?

 

Na verdade a escolha pelo tipo de tomada deve estar de acordo com projeto e precisa levar em consideração as necessidades que uma pessoa terá naquele local. Primeiro você pode assumir uma abordagem de colocar muitas tomadas e assim usar tomada simples ou uma segunda estratégia onde você poderia utilizar menos pontos de tomadas e colocar tomadas duplas ou triplas para aproveitar melhor o ponto de energia elétrica e oferecer mais alternativo naquele local.

Muitas tomadas

A vantagem de você colocar muitas tomadas é a possibilidade de fazer uma distribuição melhor delas na parede ou de um cômodo qualquer da casa. Isto é particularmente útil pelo fato de você estar bem servido em qualquer lugar que você estiver. É muito desconfortável em um cômodo de uma residência quando você precisa fazer o uso de um aparelho elétrico e não tem nenhuma tomada próximo de você e portanto quando você estiver elaborando um projeto elétrico da sua casa é preciso pensar nessa possibilidade.

Tomada dupla

Mas uma outra abordagem seria você aproveitar melhor os pontos de acesso à energia elétrica para colocar tomadas duplas ou até tripla e assim evitar por exemplo de ter de fazer muitos cortes na parede para passar fios e concentrar mais em um único local os pontos de acesso à energia elétrica. É difícil dizer se esta abordagem é melhor do que a primeira e como disse acima tudo dependerá da estratégia e da necessidade que você terá.

Combinação das duas

Mas o mais indicado a fazer é combinar as duas estratégias, ou seja, você já fazer uma boa distribuição dos pontos de energia elétrica dentro de um cômodo e também e ao invés de uma tomada simples colocar uma dupla, assim você terá a inúmeras alternativas quanto à localização na parede e mesmo em cada e terá múltiplas opções para ligar aparelhos elétricos. Infelizmente hoje pelo fato de termos uma grande dependência da energia elétrica creio que essa estratégia acaba sendo a mais viável.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos