Tomadas de piso pode ser usado em residência?

Será que essas tomadas que são colocadas no piso de uma casa podem ser usadas também em residências? Normalmente é comum encontrarmos em prédios comerciais, mas o seu uso em prédios residenciais é uma opção também interessante?

 

Primeiro é preciso considerar porque esse tipo de tomada é utilizado é o fato de encontrarmos costumeiramente em prédios comerciais já nos ajudar na compreensão do uso de tomadas de piso. Geralmente um prédio comercial tende a sofrer mais alterações do que um residencial, isto acontece pelo fato de poder ser um imóvel de aluguel e cada empresa que fizer a locação do imóvel acaba fazendo adaptações ao seu tipo de trabalho. Mesmo uma empresa pode fazer alterações na disposição das salas e com isso acaba realizando trocas de equipamentos e a exigência por energia elétrica pode ser modificada com muito mais frequência.

Tomada de piso

Normalmente as tomadas de piso são colocadas sobre um piso falso que é posicionado com alguns centímetros acima do piso real e cria se ali no espaço abaixo dele que permite passar a fiação e com isso posicionar tomadas em qualquer local. Esta estratégia é bastante interessante pois geralmente os prédios comerciais tendem a ter espaços maiores e nesse caso seria complicado você puxar um fio de uma parede para levar até o meio de uma sala, por exemplo. Neste caso é melhor você levar a tomada até o local onde será usada a energia elétrica do que puxar um fio do próprio aparelho até a parede que em muitos casos é até inviável de se fazer.

Prédios residenciais

De acordo com a definição acima fica bem claro que um dos motivos pelos quais os prédios comerciais usam tomadas de piso é principalmente pelo fato de ser espaços maiores se tornando inviável você puxar um fio de um equipamento até a tomada, mas isto não acontece nos prédios residenciais onde normalmente o tamanho dos cômodos são menores e o acesso a parede acaba sendo uma opção mais interessante para tomada, tornando desnecessária o uso de tomadas no piso. Outro aspecto também que inviabiliza um povo uso desse tipo de tomada em prédios residenciais e que normalmente nesses ambientes algumas pessoas têm o hábito de lavar chão com mais frequência nesse caso seria imprudente jogar a água em um cômodo que você tem uma tomada posicionada no chão. Finalmente ainda devemos considerar que é em prédios residenciais é comum você colocar piso frio e não um piso falso como foi explicado no item anterior, nesse caso também tornando inviável fazer a colocação de uma tomada ali.

Desta forma é possível afirmar que o melhor do uso de tomadas no piso é mesmo em prédios comerciais ou em ambientes maiores, no caso de imóveis residenciais é também possível mas os seus não é tão frequente assim.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos