Tomadas de força de 3 pinos é o padrão agora?

Uso de tomadas novo padrão que são aquelas de 3 pinos agora obrigatório? É possível ainda utilizar as tomadas de sentir o mesmo encontrar para comprar malas ou é apenas um novo padrão que vai vigorar daqui pra frente?

 

As tomadas elétricas de 3 pinos são padrão no Brasil desde o mês de abril de 2006 com entrada da norma técnica NBR 14136 do Inmetro que desde então especificou esse novo padrão de tomadas como sendo um modelo usado no Brasil. Evidentemente que a mudança passou a ser feita de forma gradual e não acontece do dia para a noite. As tomadas de modelo antigo ou aquelas de 2 pinos ainda são usadas e poderão ser utilizadas sem problema algum, mas as novas tomadas que são comercializadas desde então passam a ser do modelo de 3 pinos e ogora acredito que não seja possível mais você encontrar tomadas do modelo antigo para ser comercializado nas lojas de materiais elétricos e materiais de construção.

Tomada de 3 pinos

A mudança do modelo antigo para o novo padrão começa acontecer quando os fabricantes de produtos elétricos e eletrodomésticos disponibilizam os novos equipamentos já com a tomada de 3 pinos e aí começa um longo processo de uso de adaptador pois boa parte das tomadas ainda eram as antigas e portanto não serviriam para os novos aparelhos que já utilizavam os novos modelos. Nesses casos o uso do adaptador com entrada de 3 pinos e saída de 2 servem para resolver pelo menos temporariamente este problema.

Adaptação o novo modelo

Naturalmente que ninguém é obrigado tirar uma tomada da sua casa e colocar um novo padrão, mas se você for fazer uma reforma na sua casa ou mesmo fazer uma manutenção em que se torna necessário a troca de uma tomada, evidentemente que você já irá fazer a substituição pelo novo padrão. Às tomadas de 3 pinos tem a vantagem de ter um pino a mais para a ligação terra isso oferece mais segurança no uso da eletricidade em sua casa. Portanto se você ainda usa o modelo antigo vale a pena considerar a ideia de fazer uma migração para os novos modelos e assim evitar o uso de adaptadores se fazer o melhor o uso dos aparelhos eletroeletrônicos que existem atualmente, já que todos os utiliza um novo padrão.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos