Tomadas antigas versus novas? Qual a diferença?

Atualmente o Brasil passa por mudanças quanto ao uso de tomadas, pois as antigas de dois pinos estão sendo substituídos pelas novas de três pinos. Entre as tomadas antigas e as novas, qual a diferença entre elas?

 

As tomadas antigas que eram usadas no Brasil até entrar em vigor o novo modelo de tomada em julho de 2011 era aquele modelo de 2 pinos que tradicionalmente era usado em todos os locais com acesso à energia elétrica no Brasil. Porém em julho de 2011 entrou em vigor o padrão oficial de tomadas no Brasil baseado na norma NBR 14136 e a partir de então as tomadas passa a usar o modelo de 3 pinos, sendo o terceiro pino de condução terra.

Diferenças entre os modelos

A principal diferença entre eles é em primeiro lugar o aspecto da segurança já que o modelo novo trabalha com um pino a mais que é o condutor terra e com isso oferece mais segurança para uso de aparelhos eletroeletrônicos. Além desse aspecto existe a diferença funcional dele, ou seja, é necessário que os aparelhos tenham também a entrada de tomada de 3 pinos para que você possa usufruir dos benefícios desse novo padrão. Se o aparelho que você estiver usando ainda é de tomada antiga não há problema, você continuará usando normalmente, mas como se fosse uma tomada antiga.

Novos aparelhos

Os aparelhos eletro eletrônicos que sai de fábrica atualmente todos já estão adaptados o novo modelo de tomadas e neste caso se você não tiver ainda na sua casa os novos modelos de tomadas na sua instalação elétrica, terá de usar adaptador até que você faça a substituição pelos novos modelos. Portanto existe a questão funcional que no momento ainda é de transição, ou seja, ainda existem tomadas no modelo antigo e algumas no modelo novo, assim como existem aparelhos mais antigos que ainda usam as tomadas de 2 pinos e os novos aparelhos que todos são de 3 pinos.

Adaptadores

Conforme citado acima um adaptador é necessário em uma residência ou prédio qualquer que ainda usam aparelhos mistos, ou seja, antigos e novos no aspecto de tomadas e portanto enquanto estivermos num processo de transição o adaptador é uma peça importante para permitir que em uma mesma tomada você possa usar os novos aparelhos com 3 pinos e os antigos que ainda mantém os dois pinos. Por enquanto o processo ocorre gradualmente e no futuro passará a ser usado apenas nos modelos novos de 3 pinos, uma vez que os antigos já não são mais comercializados.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos