Tomadas 110v e 220v diferenças e quando usar cada uma?

Quais são as diferenças entre as tomadas elétricas de 110 volts e de 220 volts? Quando deve-se usar uma em detrimento da outra? Quais as vantagens de cada voltagem?

 

Eu não pretendo aqui discorrer sobre a questão da física envolvendo voltagem e principalmente a corrente alternada. Se você quer esse tipo de informação recomendo que acesse este link na Wikipédia que explica a corrente alternada http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_alternada.

O objetivo deste artigo é mostrar em termos práticos e usuais a relação entre tomadas elétricas de 110 volts e 220 volts.

Qual é o padrão?

Primeiro é preciso entender qual é o padrão usado na região onde você mora, pois no Brasil há estados que utilizam mais o padrão 220 volts, o mesmo parece que se aplica a Portugal. Mas em boa parte dos estados brasileiros, inclusive nos estados de São Paulo, Rio e Minas Gerais, estados esses que concentram boa parte da população brasileira, o padrão é 110 volts.

Qual delas usar?

Em muitos casos não é necessariamente uma questão de escolha, pois se assim como eu mora em uma região onde por padrão se usa 110 volts, a maioria dos aparelhos elétricos, eletrodomésticos, máquinas e outros são encontrados no padrão 110 volts, o que significa que em sua casa você precisará ter tomadas 110v para usar esses equipamentos.

Tomadas 220 volts

Contudo existem casos em que alguns aparelhos usam por padrão a voltagem 220 como acontece com o aparelho de ar condicionado e alguns tipos de máquinas. Então mesmo que você adote 110v para toda a casa é importante pensar em deixar algumas tomadas para atender esses equipamentos mais específicos.

Chuveiro

Outro tipo de uso de voltagem 220v é para o chuveiro, especialmente se você tiver mais de um em sua casa. Neste caso é altamente recomendável usar 220 para evitar queda energia elétrica caso os dois chuveiros sejam acionados ao mesmo tempo.

Conclusão

Então a recomendação é ter bom sendo e mesmo que o padrão seja 110 volts é necessário ter algumas tomadas e ligação alternativas com 220 volts.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos