Terreno no lado superior ou inferior da rua? Qual é melhor para construir?

Veja algumas dicas importantes para você escolher um terreno para comprar com análise da posição do terreno em relação à rua, qual seria o melhor lado de cima ou de baixo da rua? Veja algumas dicas a respeito disso.

 

Pode parecer pouco importante observar a posição do terreno em relação à rua, mas não é. Dependendo da topografia do local é muito importante a posição do terreno para efeitos de construção. Vamos imaginar um local com certo desnível e portanto nesse caso os terrenos que ficam do lado de cima da rua precisam ser nivelados para construção e para que isso ocorra é necessário você tirar um pouco de terra. Se estiver do lado de baixo na rua também precisa ser nivelado, mas para isso é necessário colocar terra para conseguir fazer o nível.

Lado de cima

Como explicado anteriormente para nivelar um terreno que está do lado de cima da rua, basta você tirar um pouco de terra deixar o terreno no nível que desejar, considerando que neste caso você poderá deixar terreno na altura quiser, ou seja, muitas pessoas deixam ele com 50 ou 70 centímetros acima do nível da rua pra deixar a casa um pouco mais alta.

Lado de baixo

Terreno do lado de baixo é um pouco mais complicado para fazer o nivelamento, primeiro que para você colocar a terra é necessário você fazer o chamado muro de arrimo, que é um muro bastante forte que servirá de sustentação para a terra será colocado. Essa terra exercerá uma certa pressão sobre um muro e portanto ele precisará ser mais reforçado para suportar essa pressão. Então dependendo do desnível do terreno, você terá um custo razoável para fazer este muro e depois ainda terá de comprar muita terra para fazer o aterramento do terreno e deixado no nível que você quiser.

Mas neste caso ainda há outro fator considerarmos, mesmo depois de você nivelar um terreno, para fazer a construção você precisará bater estacas até que essas encontre o solo firme que está abaixo do aterramento que você fez. Então dependendo do desnível do terreno, você terá de se aplicar uma estaca muito funda e fazer colunas bem grandes para que a construção não venha ter problemas estruturais posteriormente.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos