Terreno em região alta é melhor para fazer uma casa?

Será que um terreno localizado em uma região mais alta é melhor para construir uma casa de uma localização mais baixa? Até que ponto altura do terreno pode ser considerada como um fator vantajoso?

 

Escolher local para comprar um terreno é uma atividade que exige bastante cuidado, especialmente quando a compra do terreno for para fins de construção da casa que você irá morar. Neste caso você precisará analisar qual é a sua expectativa quanto a nova moradia de qual local você considera mais adequado para construir uma casa. Então devemos considerar se a localização desse terreno for um bairro situado numa região mais alta da cidade é uma vantagem em relação à bairros mais baixos.

Creio que existam pelo menos duas vantagens que você morar numa região mais alta da cidade: a vista e a maior quantidade de ventos.

Vista

Morar numa região alta pode ser uma vantagem, pois talvez você tenha uma vista mais ampla e mais aberta do que se você morasse em bairros um pouco mais baixos, evidentemente o que é que isto só será verdadeiro se as construções em volta da sua casa permitir a vista, pois existem casos em que você mesmo morando em regiões altas acaba ficando um pouco abafado pela quantidade de construções de sobrados, edifícios e outros tipos de construções mais elevadas. Mas na ausência deste tipo de construção é possível que você seja beneficiado por uma vista melhor.

Ventos

As regiões altas tendem a receber uma influência maior dos ventos, enquanto que regiões baixas da cidade acabam recebendo menos incidência desses. Isto pode soar como vantagem ou desvantagem, particularmente creio que a ventilação seja um ponto importante em termos de moradia, mas muitas pessoas não gosta de muita incidência de vento e aí fica a critério de cada um avaliar.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos