Telhado quente, como resolver problema do calor no telhado?

Existe alguma solução para o telhado de uma casa que absorve muito calor? O que pode ser feito para amenizar o calor absorvido pelo telhado e permitindo uma cobertura mais fresca com menos incidência de calor dentro da casa ou do ambiente?

 

Eu morei em uma casa que era extremamente quente e uma das razões que eu acredito que favoreceria o aquecimento do imóvel era o telhado. A casa foi construída em L e com isso não havia a chamada circulação cruzada ou ventilação cruzada, isto é havia entrada de ar, mas do outro lado da casa como estava encostada nos dois muros e não havia para onde o ar seguir e com isto não tinha muita ventilação dentro de casa. Este era um dos problemas, mas ocorria também um fato bastante complicado do que nos dias muito quente, mesmo a noite a casa se mantinha quente dificilmente ela perdia o calor como acontece na maioria das residências.

Telhado muito quente

No meu caso o telhado era muito baixo em relação à laje eu sofria uma incidência muito forte durante o dia, como a casa não tinha muita circulação de ar ela se mantinha aquecida a noite e isto evidentemente era um grande problema. A verdade é que o telhado absorve calor do sol e transfere se calor para a laje que por sua vez transfere para o imóvel, esta é uma regra simples que funciona com qualquer outro tipo de processo de transferência de calor, ou seja desde que exista os meios de se fazer uma transferência de calor de um ambiente para o outro, isto irá naturalmente acontecer.

Como proteger o telhado do calor

Como minha casa era alugada na época eu sugeri ao proprietário do imóvel que fizéssemos uma proteção no telhado e evidentemente ele não aceitou. Mas a solução para esse caso é você tirar as telhas e colocar uma manta térmica entre o madeiramento e as telhas. Esta manta você encontra nas lojas de materiais de construção ou madeireira por exemplo. Ela tem dupla face de alumínio que permite bloquear os raios solares e desta forma não há transferência de calor como acontece se você não tivesse as mantas. Na verdade existe a transferência do calor, mas é um percentual muito menor do que a transferência é normal quando tem apenas telhas e a madeira.

Segundo alguns sites especializados no uso da manta térmica, acredita-se que você ganhe até 5 graus de temperatura interna depois de você fazer a aplicação da manta de forma correta em todo o telhado da sua casa. Evidentemente que 5 graus a menos é muito significativo em termos de aquecimento e de calor em um ambiente doméstico.

Alternativas para um telhado muito quente?

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos