Telhado de fibrocimento ou telha de barro? Qual escolher?

Qual o tipo de telhado correto para minha construção? Telha de fibrocimento ou de barro? Qual devo escolher visando economia ou qualidade final do telhado?

 

Na construção de uma casa, o telhado é uma das partes mais importantes e pode ser também uma das mais caras dependo do projeto e da necessidade de cada obra. Sua importância está no fato de ser o responsável por garantir o correto escoamento da água da chuva, evitar a entrada de sujeira e ainda ser um dos principais fatores que determinar o conforto térmico de uma casa.

Tipos do telhado

Ao longo do tempo diversos métodos e materiais foram usados para fazer a cobertura, atualmente a telha de barro é uma das mais usadas e as telhas de fibrocimento também tem forte adoção em muitos tipos de construções.

Contudo há ainda telhas de aço galvanizado, telhas de concreto, palha, entre outros tipos de cobertura. A adoção de cada um deles dependerá dos recursos financeiros disponíveis, da necessidade e aplicação em cada caso específico.

Neste artigo iremos analisar as diferenças, similaridades e outras características dos telhados de fibrocimento e telha de barro.

Fibrocimento

Muitos devem conhecer por Brasilit ou Eternit, mas esses nomes são na verdade marcas de produtos que se tornaram bastante comuns e acabaram por associar-se com o próprio nome do produto. Isto acontece em outras áreas também como a 3M para a fita adesiva, a Xerox para as copiadoras, a Coca-Cola para o refrigerante, entre outros casos.

telhado com telhas de fibrocimento

O telhado de fibrocimento possui algumas características que relacionarei nos tópicos abaixo:

Telha de barro

Qual delas escolher?

Como visto acima elas têm várias características, algumas positivas e outras negativas. Se a ideia é economizar no telhado, o fibrocimento é sem dúvida nenhuma a melhor alternativa. Se a ideia é fazer um telhado bastante sofisticado e moderno, talvez nenhuma delas seja a alternativa. No meio termo fica as telhas de barro.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos