Telhado de duas águas é o melhor para escoamento da água?

Será um telhado de duas águas é a melhor indicação para fazer o escoamento da água do telhado? Quais as vantagens de você usar um telhado de duas águas com outros como é o caso de águas furtadas?

 

O telhado de duas águas em bastante comum nas construções aqui no Brasil, é aquele tipo de telhado onde há uma divisão no meio e um caimento de telhas para um lado e outro caimento de telhas para o outro lado, ficando a parte mais alta do telhado no meio como a água escoando para ambos os lados. Esse tipo de telhado é bastante tradicional especialmente nas construções mais simples onde as pessoas optam por não gastar muito na construção, principalmente no telhado.

Vantagens do telhado de duas águas

Acho que a primeira vantagem é econômica, pois para fazer espelhado é relativamente mais simples e tende a usar menos madeira e por ser muito tradicional fica fácil para desenvolver a mão de obra na construção dele. Mas ele também é bom no sentido de oferecer bom escoamento de água já que você praticamente não utiliza calha no meio do telhado e se você usar uma boa telha com um caimento adequado, dificilmente terá problemas de goteira ou água que possa voltar pelo telhado.

Desvantagens do telhado de duas águas

Acredito que é a principal desvantagem do uso desse telhado seja o fato dele ser relativamente simples portanto se a sua construção tiver alguns diferenciais ou você quiser usar alguns aspectos arquitetônicos mais arrojados, creio que esse telhado de duas águas não irá oferecer esses diferenciais que a pessoa esteja buscando. Dessa forma é possível concluir que ele é um telhado para ser usado em construções mais simples que não existe um grande diferencial estético.

Algumas dicas:

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos