Telha italiana é boa para o telhado de uma casa?

A telha italiana é uma boa opção para ser usada no telhado de uma casa? Quais as vantagens e desvantagens deste tipo de telha em relação a outros modelos cerâmicos e concreto.

 

A telha italiana é uma boa opção sim para usar na construção do telhado de uma casa qualquer. É uma telha cerâmica e portanto é bastante tradicional o seu uso aqui no Brasil. As opções parecidas são os modelos americana, portuguesa e até a telha francesa que é um pouquinho diferente e mais antiga um pouco também.

Vantagens da telha italiana

Uma das vantagens desta telha é que ela tem um ótimo custo se comparado a outros modelos e portanto do ponto de vista econômico ela é uma opção bastante aceitável para quem não quer gastar muito na construção do telhado. Os valores finais deste tipo de telha variam de local para local e de loja para loja, mas normalmente ela tem um dos melhores custos, pelo menos esta foi a conclusão que eu tive quando fui comprar telha para fazer o telhado da minha casa.

Outra vantagem é que ela dar um bom acabamento e portanto o fator estético da casa fica bonito, tanto para áreas pequenas de telhado, como para grandes áreas o resultado é basicamente o mesmo em termos de qualidade estética.

Creio que ainda podemos considerar como vantagem do uso dessa telha o fator dela ser bastante resistente e embora não seja recomendável você andar em cima do telhado, esta telha suporta bem e não quebra tanto. Mas evidentemente que é a prática de andar em cima do telhado só deve ser feito quando necessário e havendo telhas quebradas é necessário providenciar a imediata substituição sobre o risco de causar goteiras na laje da sua casa.

Desvantagens da telha italiana

Para construções de padrões mais elevados é comum uma pessoa optar por outro tipo de telha que proporcione uma estética mais ao padrão na construção, neste caso é comum as pessoas optaram pelas telhas de concreto ou outros modelos mais modernos como telhas brancas, refletidas, entre outros. Portanto a telha italiana tem um uso mais tradicional, caso a proposta seja um projeto diferenciado talvez outro tipo de telha seja mais indicado para esta situação.

Para quem não conhece, segue os links com imagens de alguns modelos mais conhecidos de telhas:

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos