Sobrado é mais quente do que uma casa térrea?

A afirmação de que um sobrado é um tipo de construção que deixa o interior mais quente do que uma casa térrea pode ser considerada verdadeiro ou isso não tem nenhuma relação com o tipo de construção em si?

 

A questão da temperatura interna das residências é um fator que precisa ser avaliado sobre diversos pontos de vista e talvez não dê para fazer uma relação direta entre casa térrea e sobrado e afirmar que uma é mais quente do que o outro baseando apenas no que tipo na construção. Existem materiais e técnicas de construção que permite atenuar e bloquear bastante os efeitos do calor no interior de uma casa e isso pode ser feito em ambos os projetos. Contudo existem alguns pontos que podem ser aplicados de forma gerais.

Sobrado

Uma construção do tipo sobrado tende a ser mais quente na parte superior dele do que a de mais construção de uma maneira geral. Esta afirmação está baseada na ideia de que a parte superior vai receber uma incidência de sol muito forte durante o dia, uma vez que ela está num plano elevado e não tem nada para bloquear a incidência do sol diretamente nessa parte da construção. Como nós sabemos, o sol é a fonte primária de calor que temos, especialmente nos dias de verão tudo aquilo que recebe uma incidência direta do sol tende a sofrer bastante com o calor que ele produz.

Casa térrea

Uma casa térrea pode ter as mesmas características do sobrado, ou seja, dependendo de como ela foi construída e de onde ela foi construída, também terá a incidência da mesma forma portanto poderá ser quente assim como um sobrado, mas neste caso você tem mais chances de criar algum tipo de técnica que faça o bloqueio do sol, como por exemplo plantar árvores próximos às paredes, criar a chamada parede verde em que bloqueia bastante os raios solares, as sombras produzidas por construções vizinhas de outras técnicas que podem ajudar bastante no bloqueio do sol e a incidência deles contra a sua casa.

Na verdade não existe uma solução pro e portanto diversos fatores precisam ser analisados para determinar se um sobrado tem de fato uma incidência maior de calor do que é uma casa de um único pavimento.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos