Relógio de água e ligação de água e esgoto. Preço e procedimentos

Veja dicas de compra a instalação do relógio da água, taxa de ligação e documentação necessária para solicitar a ligação em sua casa ou terreno para a construção.

 

Ao iniciar a construção de uma casa, algumas etapas são imprescindíveis para dar suporte a toda a obra, como a ligação da luz, água, esgoto e outras infraestruturas necessárias. Sobre a ligação da água e esgoto, gostaria de dar algumas dicas sobre este procedimento, bem como o custo de compra do relógio e o preço da taxa de ligação.

Relógio de água

Atualmente é necessário a compra do relógio de água do modelo padrão que é adotado pela companhia de água e esgoto da sua cidade. Eu não sei se existe variação de região para região do país, mas acredito que o modelo seja o mesmo para todas as regiões do Brasil. Basta ir a uma loja de materiais de construção para comprar o relógio que é adotado em sua cidade.

Preço

Eu paguei R$ 120,00 pelo relógio e como ele é padrão não há muito o que mudar, exceto a variação de preço de loja para loja. Mas acredito que na mesma cidade a variação não deve ser tão grande.

Junto com o relógio é necessário comprar também as peças para a montagem dele, como pelo menos um metro de caso, cotovelos, cola, entre outros pequenos acessórios que a loja poderá lhe orientar na hora da compra.

Instalação

A instalação do relógio da água deve ser feita de alvenaria e normalmente as pessoas fazem no próprio mudo da casa, permitindo assim que ele fique em lugar mais adequado. Ele deve ser instalado a mais ou menos 1 metro de altura e para pedir a ligação é necessário que ele já esteja instalado corretamente.

Local de instalação

Um detalhe importante é quanto ao local de instalação dele e para isso é necessário você saber onde está a saída da água no seu terreno. Normalmente a saída da água, bem como a colocação do relógio fica no lado de cima do terreno, mas em alguns casos poderá haver variação. Na dúvida, você deverá consultar a companhia de água da sua cidade ou mesmo a incorporadora que projetou o loteamento, já que as instalações de água e esgoto são projetas e construídas por esta.

Ligação da água e esgoto

Uma vez instalado o relógio, é necessário solicitar a ligação da água e esgoto e para isto você deverá dirigir-se a companhia responsável na sua cidade e levar alguns documentos. Normalmente é necessário:

Mas a relação de documentos poderá ser diferente de operadora para operadora, por isso é importante você entrar em contato com a empresa de água e esgoto da sua cidade para confirmar a lista dos documentos necessários.

Após a solicitação ser feita e o relógio estar devidamente instalado você deverá aguardar o prazo de aproximadamente 10 dias para seja feito a instalação.

Importante: Coloque o número da casa fixado em algum lugar para facilitar a identificação.

Preço

No meu caso eu paguei R$ 802,39 pela taxa de ligação da água e esgoto. Este foi o valor para pagamento a vista e levando-se em conta que a companhia que atende a minha cidade é a Odebrecht Ambiental. Possivelmente em outras empresas poderá haver variação deste valor.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos