Quem pode participar da composição de renda para financiamento?

Para financiar uma casa pelo programa Minha Casa Minha Vida é necessário fazer a comprovação de renda, mas nesse caso quem pode fazer parte da comprovação da renda familiar?

 

Esta é uma boa pergunta e uma questão interessante para ser discutido no contexto de financiamentos habitacionais, como é o caso do programa Minha Casa Minha Vida do governo federal destinados ao financiamento de imóveis para pessoas de baixa renda com taxas de juros mais baixos e ainda com subsídio do governo, dependendo do valor da renda que a família comprovar no banco financiador.

A primeira característica que devemos considerar é que para efeito de financiamento habitacional vale a renda familiar e não a individual de uma pessoa. Como renda familiar entende se o que é possível juntar os salários e outras rendas de várias pessoas da mesma casa para fazer a composição da renda que será apresentado junto à Caixa ou Banco do Brasil para que possa comprovar a capacidade de pagamento do financiamento estará sendo obtido.

Quem pode participar da renda familiar

De acordo com uma cartilha do programa Minha Casa Minha Vida disponível no site do Banco do Brasil, a composição da renda familiar pode ser feito por até 3 pessoas podendo ser os respectivos cônjuges ou pessoas com outros vínculos consanguíneos ou por afinidade. De acordo com essa mesma cartilha as seguintes pessoas podem ser usadas para compor a renda familiar para financiamento no programa Minha Casa Minha Vida:

É muito importante considerar também que as pessoas que irão compor renda terá de ser avaliados pela caixa no aspecto de ficha cadastral eu conheço essas pessoas não poderão apresentar qualquer restrição financeira de crédito junto aos órgãos de crédito, banco central e outros órgãos como Receita Federal, e INSS, entre outros.

Fonte: Cartilha do Minha Casa Minha Vida, Banco do Brasil

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos