Quem pode e quem não pode financiar uma casa pela Caixa?

Qualquer pessoa poderá financiar uma casa ou apartamento pela Caixa? O que impede uma pessoa de financiar e quais os requisitos para uma pessoa ser aprovada para obter o crédito imobiliário.

 

Qualquer pessoa poderá financiar uma casa, apartamento ou outro imóvel pela Caixa, desde que seja aprovado no processo de análise que o banco faz antes de conceder o crédito. Evidentemente que muitas pessoas não passam nesta análise e desta forma podemos afirmar que todos podem concorrer, mas nem todos serão aprovados.

Critérios

Os critérios para uma pessoa ser aprovada são basicamente os seguintes:

O imóvel precisa também apresentar condições para servir de garantia do financiamento, isto é, ele precisa ter documentação em dia e oferecer condições físicas para tal. Uma casa muito antiga e em más condições terá muita dificuldade de ser aprovada pela Caixa.

Mas existem muitos critérios que podem ser avaliados, como inclusive o próprio vendedor, que por sua vez não poderá ter problemas de restrições na Receita Federal e justiça trabalhista, por exemplo. Há ainda questões relacionadas a imóveis que estão em processo de inventário, entre tantas outras situações que precisam ser avaliadas.

Mas é importante considerar que muitos problemas que surgem durante o processo de análise da Caixa podem ser resolvidos. Quando fui financiar minha casa, surgiu um problema na Receita Federal, fruto de uma declaração de imposto de renda de isento que eu não havia entregado a alguns anos. Tive de fazer a tal declaração e assim o problema foi resolvido e o processo continuou até a aprovação.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos