Quarto muito escuro? O que fazer para melhorar a claridade?

O que fazer para resolver ou pelo menos amenizar o problema de um quarto que tem pouca claridade, ou seja, muito escuro? Quais as alternativas poderiam ser adotadas para ajudar a resolver este problema?

 

Um quarto muito escuro pode trazer muitos problemas para quem precisa utilizar, talvez o primeiro deles seja o fato de você depender muito da iluminação artificial que gera custo energia elétrica portanto se depender apenas deste item já fica claro que temos um problema ordem econômica. Mas também fato de um quarto ser escuro pode trazer ainda problemas de desconforto é uma sensação de penumbra que não é legal para se ter dentro de casa.

Janela

A solução para problemas de quartos muito escuro invariavelmente passa pela abertura de áreas de claridade, neste caso precisa ser uma janela. Contudo é preciso perguntar porque o quarto escuro porque não aceito colocação de uma janela que permitisse a claridade. Se não existe uma, seria necessário a colocação de uma dela mas se já existe e ainda assim não é o suficiente, nesse caso seria preciso analisar o que está bloqueando a entrada de claridade do lado de fora da residência.

Blocos de vidro

Em alguns casos não é possível você abrir uma janela por questão de privacidade e mesmo de acesso a terrenos vizinhos, talvez em casos como esse uma boa saída seria você fazer colocação de bloco de vidro no local da janela e assim você teria uma entrada de luz natural que resolveria o problema da claridade dentro do quarto sem precisar de abrir uma janela que invadir a privacidade de outras pessoas.

Veja aqui algumas aplicações de blocos de vidro.

Portanto o uso de uma janela ou a colocação de bloco de vidro são as alternativas mais recomendados e na impossibilidade de usar qualquer uma delas talvez o uso da luz artificial a alternativa mais simples de se fazer. Contudo o ideal seria consultar um arquiteto que teria condições de fazer um estudo detalhado do ambiente de propor uma solução ideal para cada caso.

Problemas de quarto escuro

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos