Quantos pisos ou porcelanato usa-se por metro quadrado?

Como calcular a quantidade de pisos que precisa ser comprado para colocar em uma sala, banheiro ou em uma área qualquer? Quantos pisos usa-se por metro quadrado?

 

Esta pode ser uma dúvida bastante comum na hora de fazer a compra de piso revestimentos para uma casa ou mesmo para um ambiente qualquer. Primeiro é preciso levar em conta que normalmente a compra é feita por metro quadrado e não necessariamente por quantidade de peças, desta forma basta você dizer qual é o tamanho da área que você tem para a colocação do piso ou porcelanato e a venda será feita de acordo com esse tamanho. Outro detalhe muito importante é que você precisa considerar um pouquinho mais além do espaço que você tem pois pode acontecer de quebrar algumas peças ou mesmo dar o famoso recorte e com isso você acaba perdendo um pouco, então é recomendável você comprar um pouquinho a mais do que é a metragem quadrada que você tem.

Quantidade de peças por metro quadrado

A resposta a essa questão irá depender do tamanho do piso ou porcelanato o que você está comprando. Vamos considerar que você estivesse comprando um piso com a medida de 50 por 50 neste caso seriam necessárias 4 peças para cobrir um metro quadrado, se o tamanho do piso for menor que isso então são necessárias mais peças se o tamanho for maior que esse valor então é necessário menos peças. Lembrando que o cálculo de 1 metro quadrado é o mesmo que 1 metro de largura e 1 metro de comprimento.

Exemplo

Imagine que a sala da sua casa tem 5 metros de comprimento e 4 metros de largura, neste caso então ela tem 20 metros quadrados já que 5 vezes 4 é igual a 20. Se você for comprar um piso de 50 por 50 então você precisaria comprar 80 peças, já que com essa medida são necessárias 4 peças por metro quadrado, logo 4 vezes 20 é igual a 80.

O exemplo acima pode ser aplicado a outras situações, basta você encontrar a metragem quadrada do ambiente onde você quer colocar o piso ou porcelanato, depois de descobrir o tamanho de cada uma das peças e por fim fazer a multiplicação conforme é mostrado no exemplo anterior. Mas levando em conta que você talvez precisará comprar um pouquinho mais pelo motivo já acima citado, ok?

Como comprar a quantidade correta?

Primeiro é preciso saber qual é a metragem quadrada total da sua casa ou a metragem da área onde você deseja colocar o piso ou o porcelanato. Agora, com a medida total em mãos, na hora de comprar considere o seguinte:

Geralmente se recomenda comprar 10% a mais, mas eu seria mais cauteloso e compraria 15% a mais.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos