Quanto um pedreiro cobra para fazer uma casa?

Quanto um pedreiro cobra para fazer uma casa do início ao fim e considerando todas as etapas na construção? O pedreiro faz toda a parte da construção depende de outros profissionais para ajudar no específica?

 

O valor com pedreiro cobra para fazer uma casa pode variar muito de região para região e de situação para a situação, logo não é possível você afirma com certeza qual é o valor que ele cobraria, mas o que posso afirmar está baseado na minha experiência, pois acabei de fazer a construção da minha casa e tenho uma base levando em consideração a negociação que fiz com pedreiro e de outros que estão construindo em volta, já que estou dentro de um condomínio que está ênfase de desenvolvimento.

Como ele cobra

Antes de falarmos de quanto ele cobra é preciso considerar como ele cobra e isto pode ser por dia, por mês ou por empreitada o que é o método mais comum usado por pedreiros em mestre de obra para construção de casas é o tipo de edificações. No caso de cobrança por empreitada eles tomam como base o custo por metro quadrado para definir o valor final que a obra terá. Neste caso específico no valor fixo por metro quadrado e aí basta você multiplicar se valor pela metragem da construção da sua casa e você chegará ao valor final que gastar com a mão de obra na construção.

Meu exemplo

Na construção da minha casa eu negociei o valor de 250 reais o metro quadrado para a construção, mas é muito importante entender que com este valor não significa que ele faria toda casa e sim a parte estrutural dela, no nosso caso significaria construção, menos o acabamento. Isto acontece porque normalmente os pedreiros não costumam fazer certas partes do acabamento, como estão de pintura, planejamento e colocação de móveis planejados, vidros, pia e balcão de cozinha, colocação de portas e janelas quando isto for de madeira, entre outros casos. No meu caso o pedreiro tinha uma equipe nela havia pintores, marceneiros e outros, com isso depois eu contratei esses serviços também e depois da obra praticamente pronta o valor final por metro quadrado ficou em torno de R$ 360,00 o metro quadrado.

Segundo exemplo

Já a segunda casa que fiz, um ano depois, em 2015, o outro pedreiro cobrou aproximadamente R$ 420,00 o metro quadrado. Este valor foi o equivalente a toda a construção, exceto a colocação de portas, pintura e parte elétrica. Apesar de ser mais alto, ainda é um valor relativamente compatível, visto que muitos tem cobrado valores bem mais altos aqui no interior de São Paulo.

Padrão

Uma coisa que você deve considerar é que existem pedreiros para os mais diferentes padrões de construção, alguns trabalham com construções mais simples e outros são mais especializados em construção de alto padrão, isto modifica muito valor que eles cobram e portanto é praticamente certo afirmar que para cada tipo de construção haverá também um valor que você pagará em termos de mão de obra para pedreiros em mestre de obras. Uma recomendação muito importante é que antes de contratar um pedreiro conheça algumas casas que ele tenha feito para você ter certeza seu trabalho dele está de acordo com as expectativas que você tem em termos de resultado.

Valores

Como disse acima, o valor final que eu gastei um pedreiro foi de aproximadamente 360 reais uma, mas aqui no condomínio existem casas de até 500 reais o metro quadrado, você está dependente da questão do padrão da construção eu também da qualidade de serviço que o pedreiro você oferece.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos