Quanto tempo leva (em meses) para construir uma casa?

Será que dá para fazer uma casa do começo ao fim em apenas alguns meses? Quanto tempo leva, em meses, para fazer a construção de uma casa de padrão médio?

» Página Inicial

É possível construir uma casa de padrão médio em alguns meses, mas isso dependerá de vários fatores que poderão impulsionaram o desenvolvimento da obra ou atrasá-la. Fatores como a mão de obra alocada, prazo de entrega de fornecedores de materiais de construção e outros materiais que você usar a, serviços de terceiros que você precisa contratar para fazer especialmente de itens de acabamento, entre outros. A soma desses fatores determinará o prazo que você levará para fazer a construção de uma casa, mas com uma boa administração você consegue concluir em apenas alguns meses.

Parede na construção de uma casa

Exemplo

Para servir de exemplo vou citar o caso da construção da minha casa que fiz recentemente. No meu caso eu fiz a limpeza do terreno no dia 23 de maio de 2013 eu mudei para casa no dia 15 de janeiro de 2014. Embora quando eu mudei ainda faltassem alguns itens para terminar, mas se considerarmos este período teríamos aproximadamente 7 ou 8 meses de construção e a minha casa pode ser considerado aquilo que eu chamaria de um padrão médio. Abaixo vou detalhar alguns itens dela para que você tenha como referência entenda o que eu considero um padrão médio.

Vale lembrar que em função de uma certa limitação financeira, alguns itens de acabamento foram feitos por nós mesmos (eu e minha esposa), como foi o caso da pintura, aplicação de grafiato em uma parede interna, a textura na parte externa, vedação de algumas paredes, entre outros detalhes menores.

Daria para ter feito em menos tempo, mas o pedreiro que eu contratei estava com varias obras e as vezes ele dava mais atenção às outras e isto atrapalhou um pouco.

2º exemplo

Em 2015 precisei construir outra casa, vamos dizer que às pressas. Então como não tinha muito tempo, precisei contratar um empreiteiro que havia feito uma casa de um vizinho meu. Lá eles tinham sido super rápidos e me agradou esta agilidade. Conversando com o empreiteiro e de posse das informações da futura obra e posteriormente do projeto ele garantiu que entregaria em 4 meses.

A execução. Começamos a construção no dia 5 de janeiro e no dia 22 de abril eu mudei para a casa. Evidentemente que ela não estava 100% pronta, especialmente na parte externa que ainda não tinha pintura, mas internamente está quase tudo pronto, faltando apenas os armários de banheiro.

Características da obra:

Por que foi tão rápido?

Primeiro porque eles tinham uma equipe relativamente grande, durante todo o tempo trabalharam em 6 pessoas. Segundo que eles trabalham mesmo, diferente de outros que vi onde dois trabalham e os outros enrolam. Pessoal muito esforçado e o trabalho muito coordenado, logo, o rendimento era visível.

Respeitamos todos os prazos de secar laje, curar paredes e outras e graças a coordenação deles, enquanto esperava uma coisa, fazia-se outra. Desta forma, o tempo de construção poderá variar muito de caso para caso e de acordo com o projeto, mas para fazer em tempo mais rápido é fundamental ter uma boa equipe.

Tempo médio

Creio que o meu segundo exemplo precisa ser tratado com exceção, já que na maioria dos casos o tempo médio para fazer uma casa como essa vai variar de 8 a 12 meses.

Perguntas

Qual fase da construção é mais demorada?

Teoricamente seria o acabamento, isto porque esta etapa está recheada de detalhes, envolve muitos profissionais e de várias competências diferentes. Digo teoricamente, pois isto pode variar de um projeto para projeto, mas de maneira geral acredito que é o acabamento onde concentra ser maior tempo e consequentemente maior investimento também.

Quais os fatores que podem tornar a construção mais demorada?

Existem muitos fatores que podem influenciar no tempo de construção de uma casa, mas acredito que o projeto arquitetônico como um todo pode ser fundamental para isso. Existem casos que são mais simples de construir, enquanto outras exigem técnicas, materiais e formas de construções mas elaboradas e isso vai impactar diretamente no tempo de construção.

Outros fatores que podem influenciar são as condições climáticas, atraso na entrega de materiais de construção, mão-de-obra pouco qualificada e é claro falta de dinheiro para bancar o andamento da construção. Acredito que esse último item seja um dos mais comuns.

Existe algum problema em construir muito rápido?

Não existe nenhum problema em construir de maneira rápida, desde que não seja atropelado nenhuma parte do processo, ou que seja feito o serviço mal feito visando cumprir um prazo muito curto. Uma vez respeitado todos os critérios técnicos, não há nenhum problema em ter uma equipe muito qualificada que consegue entregar um trabalho no tempo muito rápido. Talvez a única observação é que algumas etapas dependem de outras, como a pintura que depende do reboco estar totalmente seco e isso não vai acontecer da noite para o dia. Portanto, é necessário respeitar os prazos para execução de cada etapa.

Quando posso iniciar a construção de uma casa?

A construção pode ser iniciada tão logo haja as condições para tal. Essas condições são basicamente quatro:


Veja também: