Quanto gasta para fazer um telhado de uma casa?

Veja este artigo que faz uma comparação de preços para a construção de um telhado usando o modelo de telhado aparente e um modelo de telhado embutido. Veja os resultados. E também: A telha italiana é uma boa opção para ser usada no telhado de uma casa? Quais as vantagens e desvantagens deste tipo de telha em relação a outros modelos cerâmicos e concreto.

» Página Inicial

A construção de um telhado de uma casa pode demandar bastante recursos financeiros e também tempo. Quando se pretende gerar algum tipo de economia na construção como um todo, o telhado é certamente uma das etapas onde se pode economizar bem.

Recentemente construí duas casas, a primeira com um telhado aparente com telhas de barro e a segunda com telhado embutido com telhas de fibrocimento. Abaixo mostrarei o custo aproximado para construção de ambas, bem como algumas dicas para economizar dinheiro nesta etapa.

Obs: Alguns dos valores mostrados abaixo são aproximados.

Telhado aparente

Como disse acima, na primeira casa a opção foi por um telhado tradicional com madeira e telhas cerâmicas de barro (modelo italiana). A casa tinha 120 metros quadrados e o telhado um pouquinho mais, já que neste tipo de telhado você precisa considerar o beiral que é aquela parte do telhado que excede o limite das paredes.

Neste caso os custos foram os seguintes:

Cimento, areia e cal: Usa pouco e não dá para calcular separado pois na construção esses produtos a gente não compra separado por etapas.

A telha usada foi a italiana e a madeira foi cambará que é boa para telhado, mas não para telhados sem foro, já que ela não dá um bom acabamento aparente.

Mão de obra: Já estava incluso no preço total da obra, mas normalmente ele é mais alto para um telhado aparente do que para um telhado embutido

Telhado embutido

Na segunda casa eu mude o projeto e optei por fazer o telhado embutido. Neste caso foi usado telha de fibrocimento. A casa também era maior, algo em torno de 160 metros quadrados. Veja os números abaixo.

Observações importantes:

Mão de obra já estava incluso no valor total de construção da casa e portanto não está no cálculo acima;

O custo com material de construção para a construção das platibandas também não está incluso acima, já que não dá para calcular separado;

Usei muita calha nesta casa por dois motivos. Primeiro que optei por fazer as platibandas em cima das paredes e portanto a sobra de laje teve de ser coberta por calhas. Segundo que optei por fazer a sobra de laje de 80 centímetros (quase uma varanda) e isto acabou por usar muita calha para cobrir esta parte;

A opção por manta térmica foi necessária pois este tipo de telha normalmente absorve muito calor e por isso a ideia de usar a manta é evitar que este calor passe para a casa.

A telha usada foi de fibrocimento de 6 mm, portanto uma telha bem barata se comparada com outros tipos.

Qual é melhor?

Apesar de mais caro, o telhado embutido tem sido muito usado e pelo menos eu estou avaliando ele como melhor alternativa. Acho que é possível que dê menos manutenção e pelo menos dá para fazer uma casa mais moderna.

Um telhado aparente de qualidade pode custar caro, isto é, colocando uma boa madeira, bem como uma telha de qualidade.

Sobre telhas: A telha italiana é boa para o telhado de uma casa?

A telha italiana é uma boa opção sim para usar na construção do telhado de uma casa qualquer. É uma telha cerâmica e portanto é bastante tradicional o seu uso aqui no Brasil. As opções parecidas são os modelos americana, portuguesa e até a telha francesa que é um pouquinho diferente e mais antiga um pouco também.

Vantagens da telha italiana

Uma das vantagens desta telha é que ela tem um ótimo custo se comparado a outros modelos e portanto do ponto de vista econômico ela é uma opção bastante aceitável para quem não quer gastar muito na construção do telhado. Os valores finais deste tipo de telha variam de local para local e de loja para loja, mas normalmente ela tem um dos melhores custos, pelo menos esta foi a conclusão que eu tive quando fui comprar telha para fazer o telhado da minha casa.

Outra vantagem é que ela dar um bom acabamento e portanto o fator estético da casa fica bonito, tanto para áreas pequenas de telhado, como para grandes áreas o resultado é basicamente o mesmo em termos de qualidade estética.

Creio que ainda podemos considerar como vantagem do uso dessa telha o fator dela ser bastante resistente e embora não seja recomendável você andar em cima do telhado, esta telha suporta bem e não quebra tanto. Mas evidentemente que é a prática de andar em cima do telhado só deve ser feito quando necessário e havendo telhas quebradas é necessário providenciar a imediata substituição sobre o risco de causar goteiras na laje da sua casa.

Desvantagens da telha italiana

Para construções de padrões mais elevados é comum uma pessoa optar por outro tipo de telha que proporcione uma estética mais ao padrão na construção, neste caso é comum as pessoas optaram pelas telhas de concreto ou outros modelos mais modernos como telhas brancas, refletidas, entre outros. Portanto a telha italiana tem um uso mais tradicional, caso a proposta seja um projeto diferenciado talvez outro tipo de telha seja mais indicado para esta situação.

Para quem não conhece, segue os links com imagens de alguns modelos mais conhecidos de telhas:


 
Veja também: